O Laboratório da Paisagem acolheu na última quarta-feira a sessão pública de apresentação da Associação para a Manutenção da Agricultura de Proximidade (AMAP), que deu a conhecer os agricultores aderentes. Na oportunidade, foram ainda explicados os requisitos de adesão, as regras e os preços de todos os produtos disponíveis na AMAP Guimarães.

Susana Gouveia, produtora AMAP Gaia e Guimarães, apresentou o conceito AMAP, tendo ainda usado da palavra na sessão de abertura Luisa Oliveira, da Desincoop, Marta Prego do programa Guimarães Marca, do Município de Guimarães e Jorge Cristino, Presidente do Laboratório da Paisagem. Seguiu-se a apresentação dos produtores e funcionamento da AMAP.

Conhecer os agricultores que produzem a maioria dos nossos alimentos e a forma como estes são produzidos é um modelo que assenta numa parceria direta, baseada na relação humana, entre os grupos de consumidores e os produtores agrícolas. Deste modo, os riscos, responsabilidades e recompensas inerentes à atividade agrícola são partilhados entre todos, procurando-se reinventar a relação entre consumidores e produtores através da criação de sistemas alimentares socialmente responsáveis, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis.