Guimarães conta com um conjunto de Brigadas Verdes espalhadas pelo concelho, cuja missão é alertar a comunidade para as questões ambientais. Atualmente são 15 os grupos, e centenas os voluntários, em várias freguesias e numa escola profissional, que se disponibilizam a deixar Guimarães ainda mais verde, através de um conjunto de ações.

No sábado, 24 de março, pelas 09 horas, o Laboratório da Paisagem acolhe a Conferência “Brigadas Verdes – Um território de Eco-Cidadãos”, dedicada à discussão sobre a importância da sociedade civil contribuir através das suas práticas para um mundo mais sustentável, onde as Brigadas Verdes são um exemplo de um modo de contribuição, de cada cidadão, para a proteção do património natural.

A Conferência debaterá, em dois painéis de discussão, a importância das brigadas verdes, bem como a da classificação das Eco-Freguesias, numa distinção que premiou o trabalho de cinco Freguesias vimaranenses em 2017.

A manhã arrancará com uma ação simbólica no âmbito do projeto Guimarães mais Floresta, junto ao Laboratório da Paisagem. Já no auditório, a Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, dará início à conferência, que terá a participação de Eduardo Rêgo, voz inconfundível dos documentários da BBC em Portugal, transmitidos na SIC, criador do projeto “Loving the Planet”. A sessão de encerramento estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

Nesta conferência, que se insere no Ciclo de Conferências Guimarães mais Verde integrada na comemoração da Festa da Primavera, estará também patente uma exposição fotográfica sobre o trabalho desenvolvido pelas Brigadas Verdes.