Dia Internacional de Ação pelos Rios

No dia 14 de março assinalou-se o Dia Internacional de Ação pelos Rios. Este tem sido um dia assinalado por Guimarães através do Laboratório da Paisagem, inscrevendo o concelho num conjunto de ações realizadas em todo o mundo sobre a necessidade de proteção dos recursos hídricos.

Nos últimos anos, o Laboratório tem comemorado estas ações com limpeza de trechos do Rio Selho e ações simbólicas onde tem juntado voluntários e algumas figuras públicas para o efeito.

Este ano, envolvemos alguns estabelecimentos de ensino, numa ação transversal em todo o Concelho, através de iniciativas que que visaram a sensibilização da comunidade escolar para a necessidade de todos contribuirmos para a proteção dos nossos rios.

Teatro de sombras “A Lenda do Rio Ave”  – EB1/J.I da Charneca
27 crianças do 4º ano da EB1/J.I da Charneca participaram na atividade. Partindo da obra, “A Lenda do Rio Ave”, de Maria José Meireles, efetuaram o reconto, construíram o cenário, prepararam a apresentação do teatro de sombras e apresentando-o a toda a escola. O teatro foi visto por 120 crianças e teve como objetivo dar a conhecer o rio e iniciar um conjunto de atividades relacionadas com o rio Ave.

Teatro ( EB1/JI Quinta do Vale)
O Batalhão da Limpeza”, foi a iniciativa realizada por 25 alunos do pré e 1.º ciclo para toda a comunidade escolar.

Escola Básica 2,3 das Taipas
Os alunos do 5º e 6º anos prepararam, ao longo de várias semanas, vários trabalhos como desenhos e maquetes, alertando para os cuidados que devemos ter com os rios. O resultado é fantástico.

Cenatex
Registos fotográficos da iniciativa realizada com a turma do 11º ano de Coordenação e Produção de Moda, onde se alerta para a necessidade da cuidado que devemos ter com os rios.

EB1 Oliveira do Castelo
Trabalhos realizados pelas turmas da EB1 Oliveira do Castelo, no dia internacional de Ação pelos Rios. Tratam-se de registos de uma dramatização, de pesquisas e de trabalhos de expressão plástica. OS RIOS DE PORTUGAL – Mª Rui Rodrigues e Mª Clara Freitas

PDF Os rios de Portugal – Maria Rui Rodrigues e Maria Clara Freitas