Loulé acolhe desde ontem, 24 de maio, o Encontro Nacional de Cidades URBACT, programa europeu de aprendizagem e troca de experiências que tem em vista a promoção do desenvolvimento urbano sustentável. O Laboratório da Paisagem é o representante de Guimarães neste encontro de 24 horas, como Boa Prática URBACT. Estão igualmente representadas 15 das 21 redes europeias URBACT em que participam cidades portuguesas.

Este encontro nacional pretende dar a conhecer cada uma das redes, fazer um balanço do que foi ou está a ser a participação nestes projetos europeus e ainda promover a troca de ideias e experiências entre estas cidades localizadas de Norte a Sul do país.

Guimarães mostrou uma vez mais o projeto distinguido como um exemplo de Boa Prática, o P2GREeN – Proteção e Promoção da Biodiversidade de Guimarães – Património Natural, numa apresentação que esteve a cargo da investigadora de ecologia do Laboratório da Paisagem Rita Mendes.

Para além das sessões de trabalhos o encontro teve alguns momentos mais informais de convívio entre os participantes como o “Peddy URBACT”, um peddy paper pelas ruas da cidade que pretendeu dar a conhecer um pouco da cidade.