O Laboratório da Paisagem de Guimarães esteve presente no ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, que decorreu no final do mês passado em Évora, organizado pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.

Nuno Silva, investigador do Laboratório na área de Hidráulica, foi um dos oradores do encontro, tendo abordado o “Contributo para a Monitorização Contínua de Linhas de Água Urbanas em Guimarães”. Na senda da candidatura a Capital Verde Europeia, Guimarães tem desenvolvido estratégias que contemplam a resolução de problemas associados à gestão integrada das suas linhas de água urbanas. Nesse sentido, o Laboratório da Paisagem tem sido um ator principal no desenvolvimento de diversos projetos capazes de contribuir para um conjunto de iniciativas promotoras da melhoria do estado atual das linhas de água do concelho.

Um desses exemplos é o desenvolvimento de uma plataforma web capaz de uniformizar todo o processo de recolha e processamento na medição de parâmetros físico-químicos, nutrientes e metais bem como a precipitação e respetivo caudal da massa de água, permitindo de forma fácil e prática a análise e avaliação de toda a informação de modo contínuo e em tempo real, tornando ainda o diagnóstico completo e atualizado acessível a toda a população.

Ao longo de quatro dias Évora foi a capital da Água em Portugal, com mais de 170 comunicações técnicas, palestras e mesas redondas. Este evento teve o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo merecido a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, na sessão de abertura.