Alguns dos mais importantes jornalistas ambientais portugueses e estrangeiros estarão em Guimarães no próximo dia 23 de março para discutir a importância da comunicação social na mudança de paradigma da sociedade. Inserida no Ciclo de Conferências Guimarães mais Verde, o Município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem organizam a Conferência Internacional “Os Media e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Geoffrey Lean, o primeiro jornalista ambiental do mundo, que já ganhou o British Press Awards, prémio britânico equivalente aos Pulitzers, e Richard Weyndling, da Environmental News Daily Service, serão os dois oradores internacionais convidados, que darão a conhecer a sua vasta experiência. A estes somam-se os nomes de Sérgio Figueiredo, diretor de informação da TVI, Lavinia Leal (RTP), Elsa Alves (Lusa), Arminda Deusdado (Farol de Ideias – Biosfera), Tiago Mendes Dias (Público), Eliseu Sampaio (Mais Guimarães), Joaquim Fernandes (Rádio Santiago) e Sónia Monteiro (Rádio Fundação), que farão parte de um painel alargado que debaterá “Como comunicar a Sustentabilidade? O poder dos Media”.

Na Conferência Internacional será ainda apresentado trajeto de Guimarães no decurso da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, pela Coordenadora Executiva Isabel Loureiro. O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro e o Presidente do Laboratório da Paisagem, Jorge Cristino, farão a sessão de abertura. Adelina Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e Luís António Santos, Diretor Adjunto do Centro de Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, farão a sessão de encerramento.

Para a tarde está agendada uma visita às Boas Práticas Sustentáveis de Guimarães, aberta a todos os que queiram participar.

A Conferência Internacional “Os Media e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, que também faz parte do programa da Festa da Primavera, terá lugar no Laboratório da Paisagem, em Creixomil, com início às 09h30. A participação é gratuita mas carece de inscrição, que pode ser feita no sítio AQUI.