A iniciativa Eco Parlamento (EP) organizada pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem é um dos projecto-chave do programa ambiental ‘PEGADAS – Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável e tem, vindo a atrair para o debate concelhio, desde 2015, jovens do ensino básico e secundário que desejem indagar sobre o desenvolvimento sustentável para o território que habitam.

A identificação de desafios ambientais vimaranenses e a procura de soluções sustentadas por parte dos grupos de alunos é o mote do EP. Em particular, o EP espera contribuir para a implementação da garantia de que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável por meio da educação para a sustentabilidade. Assente em metodologias de educação não formal, proporciona-se aos jovens o incremento de competências discursivas, a síntese do conhecimento adquirido em contexto escolar, a organização de informação científica e a apresentação de ideias e soluções em trabalho de equipa para os desafios ambientais identificados. Dividido em três sessões, a Apresentação do Desafio Ambiental, a Estruturação metodológica da Solução Ambiental e a Votação final, o EP é igualmente acompanhado por visitas técnicas no espaço escolar.

O trabalho difunde uma boa prática que experiência, por via do debate, as políticas de desenvolvimento sustentável conjuntamente com os principais agentes da mudança ambiental: a comunidade jovem.

Notícias

Agrupamento de Escolas Abel Salazar vence Eco Parlamento

O Agrupamento de Escolas Abel Salazar ficou em primeiro lugar na terceira edição do Eco Parlamento, cuja final realizou-se esta sexta-feira, 25 de maio, no Auditório da Universidade do Minho, em Guimarães. A apresentação e a defesa do projeto “Proteger a...

read more

Clipping

11 fevereiro de 2017
Escolas de Guimarães disputam Eco-Parlamento
Diário do Minho

diariodominho11fev_2017