A iniciativa Eco Parlamento (EP) organizada pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem é um dos projecto-chave do programa ambiental ‘PEGADAS – Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável e tem, vindo a atrair para o debate concelhio, desde 2015, jovens do ensino básico e secundário que desejem indagar sobre o desenvolvimento sustentável para o território que habitam.

A identificação de desafios ambientais vimaranenses e a procura de soluções sustentadas por parte dos grupos de alunos é o mote do EP. Em particular, o EP espera contribuir para a implementação da garantia de que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável por meio da educação para a sustentabilidade. Assente em metodologias de educação não formal, proporciona-se aos jovens o incremento de competências discursivas, a síntese do conhecimento adquirido em contexto escolar, a organização de informação científica e a apresentação de ideias e soluções em trabalho de equipa para os desafios ambientais identificados. Dividido em três sessões, a Apresentação do Desafio Ambiental, a Estruturação metodológica da Solução Ambiental e a Votação final, o EP é igualmente acompanhado por visitas técnicas no espaço escolar.

O trabalho difunde uma boa prática que experiência, por via do debate, as políticas de desenvolvimento sustentável conjuntamente com os principais agentes da mudança ambiental: a comunidade jovem.

Notícias

2ª sessão do Eco-Parlamento no Laboratório da Paisagem

O auditório do Laboratório da Paisagem acolheu esta manhã a 2ª sessão da 2ª edição do Eco Parlamento. Numa sessão que contou com a presença da vereadora da educação da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, os alunos dos agrupamentos de escolas de Abação,... ler mais ...

Números revelam sucesso do programa ambiental PEGADAS

No seu primeiro ano de implementação o ‘Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável’ (PEGADAS), superou todas as expectativas no envolvimento da comunidade educativa, mas também na resposta positiva por parte de todos... ler mais ...

Clipping

11 fevereiro de 2017
Escolas de Guimarães disputam Eco-Parlamento
Diário do Minho

diariodominho11fev_2017