Guimarães volta a ser a única representante portuguesa no desafio mundial “City Nature Challenge”, que desafia a comunidade a procurar e fotografar toda a biodiversidade, seja de fauna ou flora.

Este ano o desafio acontece de 30 de abril a 3 de maio e para além do convite à população em geral para partir à descoberta de biodiversidade, conta com iniciativas do Laboratório da Paisagem e do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães.
No dia 1 de maio, às 10 horas, elementos da Brigada Verde de Creixomil, acompanhados por técnicos do Laboratório da Paisagem, farão um passeio e registo fotográfico pela Veiga de Creixomil, registando tudo o que encontrarem. No domingo, dia 2, pelas 10:30 horas, o desafio é lançado à comunidade em geral, para capturar a biodiversidade no Parque da Cidade de Guimarães. A atividade terá igualmente o acompanhamento técnicos do Laboratório da Paisagem. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, tendo como limite a participação de 10 pessoas. Os interessados devem enviar e-mail para geral@labpaisagem.pt.

O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães também se junta ao City Nature Challenge 2021, com a atividade “Biodiversidade de Couros”, no dia 1 de maio pelas 10:30 horas. Nesta atividade, os participantes irão ter a oportunidade de observar e registar os diferentes grupos faunísticos presentes na zona de Couros. Num pequeno percurso pelas instalações do Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães iremos observar a azafama das aves que nidificam no edifício, conhecer um Hotel de Insetos e a sua importância para a conservação dos insetos polinizadores, bem como fazer uma visita ao “Tanque com Vida” seguida de uma sessão de observação de anfíbios e macroinvertebrados em laboratório. A atividade terá a duração aproximada de 1:30 horas, para um máximo de 10 participantes. A inscrição gratuita, mas obrigatória, deve ser feita pelo geral@ccvguimaraes.pt.

Ao longo dos últimos anos os vimaranenses já contribuíram com centenas de avistamentos, permitindo à comunidade científica mapear as diferentes espécies, seja animal, planta, ou outra evidência de vida. O Laboratório da Paisagem, responsável pela organização local do “City Natura Challenge 2021”, lançou também o desafio à comunidade escolar e às Brigadas Verdes, para se juntarem neste evento que junta dezenas de cidades de todo o mundo.
Os participantes devem captar, com recurso a telemóvel ou máquina de fotografar, a espécie avistada, enviando posteriormente para o e-mail geral@labpaisagem.pt, para posterior identificação pelos nossos nossos investigadores.