No próximo sábado, 9 de outubro, o Laboratório da Paisagem recebe duas atividades no âmbito do Urgezes Circular, projeto financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, liderado pela Junta de Freguesia de Urgezes, em consórcio com o Laboratório da Paisagem.

De manhã, pelas 10 horas, decorrerá a ação de formação Impressão 3D – Reparar e Reciclar. Uma demonstração teórico-prática de possíveis usos da impressão 3D na reparação de diferentes componentes de equipamentos, em diferentes áreas de atividade. Serão ainda exploradas as potencialidades deste método construtivo na promoção de uma economia mais circular. A sessão, que prevê uma demonstração de impressão 3D in loco e o esclarecimento de dúvidas no uso deste equipamento, terá como formadores Nélson Lima, Joel Silva e Hayley James, da empresa 3Dadd. 

De tarde, pelas 15 horas, Alexandra Arnóbio, da Upcycling Projects, será a responsável pela Oficina de Upcycling – O Passado no Futuro. Nela serão explorados os conceitos do upcycling – a transformação de resíduos em produtos de maior valor acrescentado tendo sempre preocupação com o design -, bem como fomentar a consciência ambiental e reduzir a pegada ecológica, promover a sustentabilidade, eliminar resíduos e estimular a criatividade dos participantes.

As duas sessões são gratuitas mas requerem inscrição prévia, que pode ser feita através dos seguintes formulários.