O projeto da rede CApt2  – Circularidade da Água: Por Todos e Para Todos realizou esta terça-feira a segunda reunião do Grupo de Planeamento de Ação Local, dedicada à temática da Eficiência Hídrica, no auditório do Laboratório da Paisagem de Guimarães.

A sessão, dinamizada pela facilitadora Filipa Pereira, contou com a participação de diversos agentes locais, a quem feito o enquadramento teórico sobre o conceito de eficiência hídrica e evidenciados os desafios de Guimarães nesta área, bem como as medidas que já se encontram em vigor. Para além disso, foram exploradas algumas boas práticas a nível nacional e internacional, que serviram de inspiração aos participantes.

Já nas dinâmicas de trabalho em grupo foram definidas e delineadas ações para promover a utilização sustentável dos recursos hídricos e, desse modo, reduzir a pegada hídrica, a serem desenvolvidas no contexto local do município de Guimarães.

A rede CApt2, incluída na Iniciativa Nacional Cidade Circulares (INC2), da Direção Geral do Território, procura alertar para a necessidade do recurso água ocupar um papel central no que diz respeito à otimização dos respetivos usos, redução dos consumos e das perdas, aproveitamento de águas pluviais e reutilização de águas residuais. O objetivo final é a elaboração de um Plano Local de Ação Integrada, no âmbito do Ciclo Urbano da Água, capaz de responder às necessidades locais.