Notícia

Guimarães lança o “Mapa Verde” e “Passo Verde” para conhecer lugares a visitar

Guimarães é reconhecida como uma cidade rica em património histórico e cultural, mas é igualmente uma cidade verde, repleta de parques, trilhos e recantos de natureza para descobrir e que albergam uma riqueza ímpar de biodiversidade.

Um património verde que é agora mais fácil de conhecer com os lançamentos do “Mapa Verde” e do “Passo Verde”, dois suportes distintos, um em papel e o outro uma página na internet, que o ajudarão a encontrar os melhores lugares para visitar.

O “Mapa Verde”, produzido pelo Laboratório da Paisagem e pelo Turismo do Município de Guimarães, no âmbito do projeto europeu Greentour, congrega um conjunto de boas práticas nas áreas da natureza e biodiversidade, áreas verdes e parques de lazer, percursos pedestres, recursos hídricos, mobilidade sustentável, iniciativas de economia circular, mas também assinala todas as árvores de interesse público, experiências a explorar de enoturismo, entre outras atividades que poderá fazer na natureza. O “Mapa Verde” estará disponível nos postos de turismo e online em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola.

Com o mesmo intuito, mas proporcionando uma experiência mais imersiva, com recurso ao vídeo, à fotografia convencional e também à fotografia 360º, o visitante tem, no “Passo Verde”, acesso a dezenas de locais distribuídos por áreas verdes, atividades na natureza, percursos na natureza, natureza secreta, boas práticas e estabelecimentos Green Key.
O sítio na internet está disponível através do endereço www.passoverde.pt. Os cidadãos são ainda convidados a sugerir outros locais que possam ser incluídos neste portal eletrónico e que podem dar a conhecer o património natural de Guimarães.

Com estas duas ferramentas pretende-se promover um eficiente uso dos recursos naturais, dando a conhecer o que de melhor há para visitar em Guimarães.

Descarregue o Mapa Verde

Acede ao site PassoVerde.pt