Em nome do ambiente e de um futuro mais sustentável, Guimarães junta-se à iniciativa europeia da Semana da Mobilidade e durante os dias 16 a 22 de setembro organiza um conjunto de ações subordinadas ao tema “Mobilidade inteligente. Economia forte”.

O objetivo é alertar para os benefícios de um correto planeamento e da utilização racional dos transportes para a economia local, sabendo-se que a transição para modos de mobilidade alternativos conduz à diminuição dos impactos negativos do uso individual do automóvel, o que, por sua vez, permite a redução dos custos que lhe estão associados.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio da Direcção-Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pela Agência Portuguesa do Ambiente, e que será organizada em Guimarães pelo Laboratório da Paisagem, Município de Guimarães e a Unidade Operacional de Transporte Local da Estrutura de Missão da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020.

Ao longo dos sete dias, 22 ações serão levadas a cabo, com a ajuda de diversos parceiros, que vão desde um passeio de bicicleta noturno, um percurso interpretativo de bicicleta pela Ribeira de Couros, uma manhã sem carros no Toural e Alameda de S. Dâmaso, com transporte e parques públicos gratuitos, a uma conferência técnica cujo tema será o mote para a edição de 2016 da Semana Europeia da Mobilidade: “Mobilidade inteligente. Economia forte”.

A semana começa na quinta-feira, 16 de setembro, com a “Hora do Conto”, destinada aos mais pequenos, no pólo de Pevidém da Biblioteca Municipal Raúl Brandão. Nos dias seguintes estará também em Lordelo e Taipas, para além da sede da instituição. Ao longo da semana a Get Green vai ensiná-lo a andar de bicicleta e a conhecer as regras de trânsito, com o “Educabicla”.

Na sexta-feira, dia 16, em parceria com a Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE), a Rua da Rainha acolherá o “Parking Day”, uma ação que pretende sensibilizar para a necessidade de reduzir os impactos ambientais e utilização racional e sustentável do espaço público.  À noite, a Associação de Ciclismo do Minho (ACM) convida-o a participar no passeio noturno de bicicleta pelas ruas da cidade, cujas inscrições (gratuitas) podem ser feitas no site da ACM. O arranque está agendado para as 21 horas, no Largo Cónego José Maria Gomes.

No dia seguinte, sábado, e ao longo do fim-de-semana, o mesmo espaço, em frente à Câmara Municipal de Guimarães, acolhe uma exposição de carros híbridos e elétricos. Ao longo do dia poderá ainda visitar e adquirir produtos no “Mercadinho Biológico”, na Alameda de S. Dâmaso. A manhã será ainda animada pela música dos “We Find You”. Se preferir pode participar num percurso interpretativo pela Ribeira de Couros que começa às 9 horas, organizado pelo Laboratório da Paisagem, e que será feito de bicicleta em colaboração com a GetGreen. Poderá optar por trazer bicicleta própria, ou alugar uma junto da Get Green, elétrica ou normal. As inscrições nesta atividade devem ser feitas no portal do Laboratório da Paisagem.  Outra proposta é a iniciativa “A Penha é Nossa”, que convida os participantes a subir gratuitamente no Teleférico de Guimarães, para depois descerem numa caminhada até ao centro da Cidade.  De tarde o Laboratório da Paisagem, em parceria com a AVE leva a cabo a iniciativa “Biodiversidade GO”, onde os participantes são convidados a fotografar a biodiversidade entre a Veiga de Creixomil e o Parque da Cidade Desportiva. Ambas as ações são de participação gratuita, mas sujeitas a inscrição prévia no site www.labpaisagem.pt.

No domingo, dia 18, os vimaranenses e os visitantes são convidados a deixar o carro em casa, desfrutando do “A pé no Centro”. O Toural e a Alameda de S. Dâmaso serão animados com diversas atividades e ficarão sem carros, inserido na iniciativa europeia “Dia sem Carros”. Poderá ainda aproveitar para andar de transporte público na Llinha da Cidade dos TUG, que será gratuita. Gratuitos serão igualmente os parques públicos ao longo da manhã.  No Campo de S. Mamede, pelas 10 horas, terá ainda início mais uma “Caminhada Solidária e Mini-Maratona APCG”. Seja solidário com a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães e inscreva-se em www.apcg.pt.

A Semana Europeia da Mobilidade de Guimarães prossegue na segunda-feira, com o “Compromisso Verde”, uma ação de sensibilização promovida pelo Município de Guimarães e que percorrerá diversas escolas do concelho. À noite, a partir das 21 horas, arranca mais um “Guimarães Corre Corre”, iniciativa que todas as segundas-feiras junta dezenas de vimaranenses, num percurso pelo centro da Cidade.

A Conferência “Mobilidade inteligente. Economia forte” marcará a terça-feira, dia 20. Um leque de especialistas vai abordar diversos temas relacionados com a mobilidade. A conferência arranca às 14 horas e contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Na quarta-feira, dia 21, a habitual iniciativa do Laboratório da Paisagem, “Café com Ambiente”, cujo tema abordará a “Mobilidade Sustentável e Inteligente”, vai até à Escola Secundária de Caldas das Taipas. De tarde, pelas 14h30, o Laboratório da Paisagem acolherá a apresentação pública da Plataforma Carpooling “Guimarães à boleia”.

A Semana Europeia da Mobilidade encerra na quinta-feira, dia 22, na Escola EB1/JI Santa Luzia, onde um conjunto de crianças irá sensibilizar os condutores para a velocidade através da ação “30 no meu bairro”.

A Semana Europeia da Mobilidade mobiliza em toda a Europa mais de 1700 municípios, num total de 40 países. Mas também no Japão, Mali, México e Coreia do Sul a mobilidade será destaque.

Clique para ver o Programa da Semana da Mobilidade

sem2016_guimaraes_cartaz