A Câmara Municipal de Guimarães, a CIM do Ave, a Agência de Energia do Vale do Ave, o Laboratório da Paisagem e a Planetiers, apresentaram o “Eco Afonsinho”, um jogo que tem o objetivo de promover pedagogicamente as melhores ações e boas práticas sustentáveis junto dos mais novos.

O “Eco Afonsinho” é um software lúdico-pedagógico num modelo de jogo de simulação de construção de uma cidade energeticamente eficiente baseado nos cenários de Guimarães. As crianças poderão percorrer estes cenários com elementos históricos reais da sua cidade, aprendendo e aplicando conceitos de eficiência e poupança energética, bem como de sustentabilidade ambiental, contribuindo para a sua terra, induzindo a introdução de comportamentos mais sustentáveis e amigos do ambiente, sendo que o sistema de pontuação é baseado nas ações realizadas.

Este projeto é  financiado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos através da edição 2017/2018 do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica.

O jogo “Eco Afonsinhos”, destinado sobretudo às crianças dos 6 aos 12 anos, será disponibilizado gratuitamente nas lojas on-line, durante o presente ano letivo e com o qual o Programa de Educação para a Sustentabilidade Ambiental de Guimarães – PEGADAS – entrará na versão 2.0.