O Centro para a Valorização de Resíduos (CVR), Câmara Municipal de Guimarães e Laboratório da Paisagem organizaram um workshop sobre Economia Circular, dirigido a empresários e estudantes, enquadrado na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e no projeto UMinhoTech.

Nos dias 22 e 23 de novembro decorreu um Open Day UMinhoTech dedicado ao tema da “Economia Circular: Boas Práticas”. O evento, que teve lugar no auditório Wastes do CVR, contou com cerca de meia centena de participantes. O programa do evento debruçou-se sobre o projeto UMinhoTech, a Tecnologia Electrokinbarrier e projetos integrados no “G4CE – Guimarães for Circular Economy”. Os participantes, ainda no âmbito do projeto UMinhoTech, tiveram oportunidade de visitar as instalações dos três centros de interface tecnológica da Universidade do Minho, designadamente do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, do CCG – Centro de Computação Gráfica e do PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros.

Realizou-se igualmente a apresentação de alguns dos projetos de investigação cientifica de valorização de resíduos, inseridos na estratégia de Guimarães para a Economia Circular, nomeadamente o estudo de valorização das pastilhas elásticas e de valorização das pontas de cigarros, resultantes da incorporação no mobiliário urbano dos Papachicletes e Ecopontas, o estudo de produção de bioplásticos a partir de resíduos alimentares, o estudo de remediação de solos e o estudo de produção de pellets e briquetes a partir de resíduos verdes.

De salientar ainda que no âmbito da parceria entre o CVR e o Laboratório da Paisagem e integrado no “G4CE – Guimarães for Circular Economy” foi oferecido aos participantes um vaso, desenvolvido pelo Centro, produzido com material 100 % reciclado, nomeadamente chicletes e fração plástica recuperada de cabos elétricos, utilizando no substrato argila, resultante da valorização das pontas de cigarro, recolhidos nos Papachicletes e Ecopontas, respetivamente.