Eucalipto

penha

árvore isolada

b

Nome científico: Eucalyptus globulus
Nome comum: Eucalipto-comum, Gomeiro-azul ou Eucalipto-da-tasmânia
Localização: Montanha da Penha, Costa, Guimarães
Coordenadas GPS:  Latitude: 41° 25´59.5″ N – Longitude: 8° 16’06.9″ W 
Última medição: 2018
Idade: mais de 100 anos
Descrição: Exemplar isolado 

Interesse histórico ou paisagístico: Primeira espécie de eucalipto a espalhar-se pelo Mundo, sendo atualmente a mais cultivada devido ao seu rápido crescimento e interesse económico. Na Montanha da Penha este exemplar centenário surge majestoso, num dos parques de maior turismo da cidade. É impossível ignorar a largura do tronco e o seu grande porte.

 

O Eucalipto

Nome científico:
Eucalyptus globulus Labill.
Família: Myrtaceae
Género:
Eucalyptu
Origem:
Originário da Tasmânia e SE Austrália. Autóctone em Portugal.

Habitat: Preferem climas frescos e húmidos, sem geadas, com uma precipitação média anual superior a 700 mm. Não resistem aos frios intensos, nem aos nevoeiros persistentes e às secas prolongadas. As raízes desenvolvem-se sobretudo em profundidade, tendo preferência por solos com acidez moderada ou neutra, com valores de pH entre 5 e 7,5. Trata-se de uma espécie muito competitiva com outras plantas, tanto pelos nutrientes como pela luz.

Características: Árvore perene de médio a grande porte, atingindo facilmente os 65 m de altura e, ocasionalmente, ultrapassa os 90 m.
As folhas juvenis apresentam uma cor azulada.

Floração: novembro a março.

Aplicações: É de grande interesse para a atividade de apicultura. A madeira apresenta qualidades de interesse para aproveitamento industrial, consumo doméstico, produção de carbono vegetal, estruturas de edifícios, postes para comunicações, estacas mineiras, entre outras utilizações. A pasta de celulose desta árvore é amplamente utilizada para a produção de pasta de papel. As folhas do eucalipto são frequentemente utilizadas para a confeção de infusões terapêuticas e de óleos essenciais, na medicina alternativa, por produzirem um efeito refrescante ou dilatador dos brônquios, semelhante ao uso do mentol.
Curiosidades: Esta espécie tem a particularidade de acidificar o solo e impedir ou limitar o crescimento de outras plantas à sua volta, causando um impacte ecológico devastador, monopolizando a água, reduzindo a qualidade do solo e diminuindo a biodiversidade do ecossistema florestal.

Outras características: O Eucalipto é a espécie florestal mais cultivada em Portugal e a sua floração precoce permite a produção de um mel típico.