Parque da penha

costa

Conjunto arbóreo

b

Nomes científicos: Abies amabilis; Abies cilicica; Abies x borisii-regis; Abies x bornmuelleriana; Abies x fraseri; Pinus peuce
Nomes comuns: Abeto-do-pacífico; Abeto-da-síria; Abeto-do-rei-boris; Abeto-turco; Abeto-de-fraser; Pinheiro-da-macedónia.
Localização: Parque da Penha, Costa, Guimarães (propriedade privada)
Coordenadas GPS: Latitude: 41° 25´54″ N – Longitude: 8° 15´58″ W
Última medição: 2018
Idade: 115 anos

Descrição: Este conjunto arbóreo surge no Parque da Penha, um espaço verde fascinante, com recantos bucólicos, com uma invulgar coleção de espécies arbóreas, algumas delas muito raras no território, como é o caso do Pinus peuce (Pinheiro-da-macedónia) e diversas espécies de Abetos.

Abeto-do-pacífico
Abies amabilis

Originária do Noroeste do Pacífico na América do Norte, considerada alóctone em Portugal. Árvore conífera de folha persistente, que consegue atingir os 75 m de altura e apresenta folhas em forma de agulha de cor verde escura na parte superior, com duas faixas brancas na parte inferior. Muito utilizada na decoração natalícia devido ao aroma atraente das folhas. Produz uma resina que é utilizada na medicina alternativa e na produção de cola e velas.

 Abeto-da-síria
Abies cilicica

Proveniente da Síria, Líbano e Turquia, foi introduzida em Portugal. Árvore conífera em forma piramidal, com folha persistente em forma de agulha. Pode atingir os 25 a 35 m de altura, possuí uma casca de cor cinza suave, com fissuras ao longo da mesma.

Abeto-do-rei-boris
Abies x borisii-regis

Árvore proveniente de zonas montanhosas altas, com origem no leste europeu (Bulgária). Conífera de folha persistente, podendo atingir os 40 m de altura, com casca cinzenta, quando a árvore é jovem, escurecendo ao longo da idade.

Abeto-turco
Abies x bornmuelleriana

Tal como o nome indica é originário da Turquia, tendo-se tornado alóctone em Portugal. É uma árvore conífera, com folhas persistentes, em forma de agulhas arredondadas, com a parte inferior prateada. Pode atingir os 20 a 30 m de altura e tem pinhas longas, com 10 a 15 cm de comprimento, de cor castanhas-amareladas.

 Abeto-de-fraser
Abies x fraseri

Árvore norte americana trazida para Portugal como árvore ornamental. Pequena conífera de folha persistente, que apenas chega aos 15 m de altura. Folhas em forma de agulha de cor verde escura, arranjadas nos ramos de forma espiral. Apresenta pinhas eretas e cilíndricas, de cor púrpura escuro, enquanto jovens, tornando-se castanhas com a maturação.

Pinheiro-da-macedónia
Pinus peuce  

Árvore proveniente das Balcãs e do Mediterrâneo, muito utilizada como árvore ornamental em parques. Conífera de folha persistente, com folhas em forma de agulha, podendo atingir os 40 m de altura. As sementes apresentam asas de 2 cm para facilitar a sua dispersão pelo vento. A madeira é utilizada para o fabrico de mobiliário.