Na primeira semana de junho, Guimarães promoveu o Green Week 2017. O evento, alargado a vários públicos e locais da cidade, pretendeu realçar o trabalho realizado no âmbito da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, bem como oferecer um conjunto de ações que promovem uma maior consciencialização da população para as questões ambientais.

A Green Week assumiu-se como uma iniciativa de sensibilização e consciencialização para a sustentabilidade ambiental, através da música, de tertúlias, debates, ações demonstrativas, exposições, atividades pedagógicas, desporto e outras iniciativas de âmbito cultural e artístico. Foi igualmente uma oportunidade para integrar as mais diversas instituições e organizações de Guimarães – como associações, empresas, escolas e IPSSs –, como tem sido exemplo nos mais diversos momentos e oportunidades de sensibilização ambiental.

Nesta semana realizou-se ainda mais uma edição do TEDx Guimarães e foi lançada a Bienal LandArt – A Arte da Terra, com um ritual sonoro no Largo da Oliveira e um Seminário Internacional “Sementeira”.