A segunda edição da iniciativa “Por Couros a Pedal” foi, uma vez mais, um tremendo sucesso. Para assinalar o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, o Laboratório da Paisagem de Guimarães propôs um passeio de bicicleta pela ribeira Costa/Couros, terminando em Creixomil, junto ao edifício deste centro de investigação e educação ambiental. Um momento que permitiu também mostrar que Guimarães é uma cidade ciclável na sua zona urbana, promovendo ainda o uso de transportes suaves.

Uma dezena e meia de participantes aceitaram o repto e fizeram-se à estrada na tarde do último sábado, num passeio curto, mas repleto de história. Ao longo do percurso o Investigador de Geografia do Laboratório da Paisagem, Ricardo Martins, contextualizou o observado sob o ponto de vista geográfico, em mais excelente momento de partilha de conhecimento. O Presidente do Laboratório da Paisagem, Jorge Cristino, também marcou presença na iniciativa, dando a conhecer aos participantes os principais projetos de investigação que decorrem do Laboratório da Paisagem, nomeadamente aqueles que estão relacionados com a qualidade desta linha de água e o seu contexto histórico.

A iniciativa “Por Couros a Pedal” contou com o apoio da GetGreen e da Erdal, que promove a mobilidade elétrica e a prática desportiva ao ar livre.