O Laboratório da Paisagem vai assinalar no próximo dia 7 de junho o “Dia Ibérico da Geografia”, organizando para o efeito um conjunto de iniciativas que contarão com diversos especialistas na área.

O “Dia Ibérico da Geografia” surgiu na sequência do acordo estabelecido entre a Associação Portuguesa de Geógrafos (APG), a Asociación de Geógrafos Españoles (AGE) e o Colegio de Geógrafos de España, assinado por ocasião do último Colóquio Ibérico de Geografia, realizado em outubro de 2012 em Santiago de Compostela. A data escolhida para a sua celebração foi o dia 7 de junho, dia em que no ano de 1494 se firmou o Tratado de Tordesilhas.

Desde então, neste dia acontecem nos dois países vizinhos várias de acções que pretendem dar visibilidade pública à Geografia e ao geógrafo.

Do programa “Dia Ibérico da Geografia” consta uma visita à Serra da Penha para “Interpretação das formações rochosas”, um percurso interpretativo e visita à Câmara Municipal de Guimarães, sob o mote “A Geografia ao serviço do planeamento municipal”, bem como uma visita ao Laboratório da Paisagem, onde os participantes serão convidados a “Conhecer o Território: Exploração da maquete 3D do concelho de Guimarães e os seus instrumentos de gestão territorial aplicáveis”.

A participação é livre mas limitada, devendo os interessados fazer a sua inscrição através do formulário: https://goo.gl/ywl9q3

O programa completo do “Dia Ibérico da Geografia” está disponível aqui.