Depois de Guimarães, Braga e Funchal, os EcoPontas e PapaChicletes, criados pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães, chegaram a Alfragide, Castelo Branco e Setúbal, através dos Centros Comerciais Alegro, instalados naquelas cidades.

Esta iniciativa tem como objetivo minimizar o lixo gerado nos jardins dos centros, incentivando a população a depositar as beatas e as pastilhas elásticas usadas no seu interior.

“Estamos perante consumidores cada vez mais atentos aos cuidados com o planeta e que procuram espaços limpos para as suas horas de lazer. Com esta ação, os Centros Comercias Alegro estão a dar mais um passo à frente na sua pegada ecológica, contribuindo para o bem-estar de todos e sobretudo melhorando a experiência de quem nos visita”, refere Filomena Conceição, Directora de marketing e Comercial da Immochan Portugal, entidade gestora destes centros comerciais.

Com um design moderno, atrativo e funcional, o PapaChicletes é amarelo, muito parecido com o conhecido “Pac-Man”. O EcoPontas consiste em dois recipientes, onde estão colocadas duas possíveis respostas a uma pergunta, conduzindo de forma divertida ao depósito da beata nas duas opções de resposta (por exemplo: “Quem irá ganhar o campeonato nacional de futebol?” com opção de resposta para dois clubes distintos). A partir de agora, estas duas novas estruturas vão fazer parte do layout dos centros comerciais Alegro “reforçando as boas práticas e a política ambiental dos espaços geridos pela Immochan Portugal” reforça ainda Filomena Conceição.

Os projetos ambientais EcoPontas e PapaChicletes conquistaram recentemente o prémio de ‘Inovação Social Green Project Awards”, da Sociedade Ponto Verde. Cada Alegro terá 1 suporte de cada, perfazendo um total de 6, que podem ser encontrados nas zonas de fumadores com mais afluência de cada centro.”

Brevemente, Santarém e Cabeceiras de Basto também terão este mobiliário disponível aos seus munícipes.

Ecopontas-e-Papa-chicletesalegro