EcoPontas & PapaChicletes

Redução e Valorização de Resíduos

O Laboratório da Paisagem de Guimarães criou o projeto EcoPontas&PapaChicletes – que em 2016 venceu o Prémio Inovação Social Green Project Awards da Sociedade Ponto Verde – uma solução inovadora que visa a redução da acumulação de resíduos de pontas de cigarro e pastilhas elásticas no espaço público. Concebeu para isso estruturas  com um design apelativo, que contribuem para alterações comportamentais.

Para além da vertente de redução do impacto ambiental, este projeto possui um cariz de I&D, promovendo a valorização dos resíduos, reforçando a importância da economia circular, através de uma colaboração com o CVR-Centro para Valorização de Resíduos.

Como exemplo, nos primeiros 24 meses de implementação, com a colocação de apenas oito dessas estruturas no centro da cidade de Guimarães, foram recolhidas mais de 180.000 pontas de cigarro e 20.000 pastilhas elásticas. A adesão e aceitação da população ficou ainda evidente num inquérito de satisfação efetuado em Guimarães, revelando que cerca de 85% dos inquiridos tinha conhecimento do projeto e que destes, mais de 88% classifica o projeto como Muito Bom/Excelente.

O projeto foi ainda alvo da escrita de artigos científicos e publicações em jornais e revistas, tendo tido igualmente destaque em diferentes programas televisivos de cariz, essencialmente, ambiental.

Conceito

Redução & Valorização de Resíduos

EcoPontas

Pontas de cigarros

PapaChicletes

Pastilhas elásticas

Objetivos

Desenvolvimento Sustentável das cidades
Redução de resíduos de pontas de cigarros e pastilhas elásticas

Sensibilização social & Educação Ambiental
Envolvimento da população – impacto ambiental e social da redução de resíduos nas ruas e praças do concelho

Investigação
Científica
Valorização de resíduos transformando-os em novos produtos para a comunidade

Valorização


ENERGIA
POLÍMEROS
PAPEL
AGRÍCULTURA


POLÍMEROS

ARQUITETURA
DESIGN

EcoPontas
Estrutura inovadora com a particularidade de esta possuir uma pergunta com duas possibilidades de resposta fazendo, assim, com que os fumadores sejam “provocados” no bom sentido, possibilitando que estes coloquem as suas pontas de cigarros numa das duas opções.

PapaChicletes
Estrutura com design arrojado, que pretende chamar à atenção dos utilizadores através da sua imagem diferenciadora e marcante.

 

Até ao momento, o projeto já está implementado nos seguintes Municípios e Instituições:

Câmaras Municipais de: Guimarães, Santarém, Funchal, Celorico de Basto, Cascais, Estarreja, Loulé, Marco de Canavezes, Viseu, Torres Vedras.

Juntas de Freguesia de: Cacia (Aveiro) e Castelo Branco.

Grupo Immochan (Centro Comercial Alegro de Setubal, Alfragide e Castelo Branco)
Armatis (Porto)
Sociedade Ponto Verde
Universidade do Minho (Guimarães)