EcoPontas & PapaChicletes

Redução e Valorização de Resíduos
O projeto EcoPontas & PapaChicletes – que em 2016 venceu o Prémio Inovação Social Green Project Awards da Sociedade Ponto Verde – é uma solução inovadora que visa a redução da acumulação de resíduos de pontas de cigarro e pastilhas elásticas no espaço público.

Para além desta vertente, possui um cariz de I&D, promovendo a valorização dos resíduos e reforçando a importância da economia circular.

O projeto nasceu em Guimarães, mas já chegou a todo o país, com dezenas de estruturas espalhadas pelo território nacional.

Conceito

Redução & Valorização de Resíduos

EcoPontas

Pontas de cigarros

PapaChicletes

Pastilhas elásticas

Objetivos

Desenvolvimento Sustentável das cidades
Redução de resíduos de pontas de cigarros e pastilhas elásticas

Sensibilização social & Educação Ambiental
Envolvimento da população – impacto ambiental e social da redução de resíduos nas ruas e praças do concelho

Investigação
Científica
Valorização de resíduos transformando-os em novos produtos para a comunidade

Valorização

 

Polímeros
Argila
Tijolo

EcoPontas
Esta estrutura é produzida em chapa, com acabamento metálico em esmalte de forja. A estrutura principal e as colunas são feitas em aço inox e o recipiente onde são depositadas as pontas de cigarro em vidro borossilicato. Na parte superior, um vinil autocolante apresenta questões, em jeito de sondagem, agindo como fator promotor da sua utilização.

PapaChicletes
Estrutura de suporte feita em chapa, com acabamento em esmalte de forja. No topo, o recipiente onde são colocadas as pastilhas elásticas, é produzido em chapa metálica, pintada. O seu formato é arrojado e apelativo, havendo ainda espaço para um vinil autocolante, que remete para a promoção da economia circular.