Uma mala de senhora, chapéus e peças de roupa, uma cama de bebé, um banco de escola, ou uma árvore de Natal, tudo feito a partir de livros escolares desatualizados, são alguns dos objetos que poderá ver a partir de hoje, e ao longo do próximo mês, no Laboratório da Paisagem, na exposição “Design para o mundo real”.

Os trabalhos dos alunos do 1º ano da Licenciatura em Design do Produto da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, são o resultado do trabalho da Unidade Curricular ‘Projeto Conceito e Forma’ e nasceram do exercício lançado por Paula Trigueiros, responsável daquela unidade curricular. Nesse âmbito, a docente convidou para a sua aula o fundador do movimento “reutizar.org” e criador do “Banco do livro escolar”, Henrique Cunha que fez a sensibilização para o tema.

Com papel reutilizado, o exercício desafiou os estudantes a criar objetos que pudessem melhorar a qualidade de vida das pessoas. O resultado, pode agora ser apreciado numa exposição montada com a colaboração do CVR – Centro de Valorização de Resíduos.

A exposição “Design para o mundo real” pode ser apreciada no Laboratório da Paisagem de Guimarães, em Creixomil, todos os dias das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.