A primeira fase da Ecovia de Guimarães será inaugurada no próximo sábado, 22 de setembro, às 10h30, numa cerimónia que contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança. A inauguração decorrerá no âmbito do programa da “Green Week” e no Dia Europeu Sem Carros, seguindo-se o descerramento da placa e um Passeio de Bicicletas.

A via ciclável, cuja primeira fase tem uma extensão de 16,5 quilómetros, une o percurso existente da Pista de Cicloturismo de Mesão Frio ao Parque da Cidade de Guimarães e à Veiga de Creixomil, já incluindo os trajetos a efetuar na encosta de Mesão Frio, na antiga linha de caminho de ferro que liga à rotunda da Avenida D. João IV, na Rua das Eiras, no Caminho Real ao viaduto da Variante de Creixomil, entre outros.

Realizada a primeira fase, o Município de Guimarães efetuará posteriormente a segunda fase do projeto que ligará as vilas de Brito, Ronfe, Pevidém e Caldas das Taipas, construindo-se deste modo a estrutura fundamental da rede concelhia de percursos cicláveis. O objetivo desta intervenção é generalizar o uso da bicicleta na vida quotidiana dos vimaranenses, transformando-a num meio de transporte e não somente num veículo de lazer ou de desporto.

A visão e objetivos do projeto apresentam uma clara intenção de tornar os modos suaves na opção alternativa e efetiva aos restantes modos de transporte, favorecendo e exponenciando o uso da bicicleta em meio urbano, compatibilizando vários modos de transporte, nomeadamente automóvel, transporte público e bicicleta e que responda, de facto, às reais necessidades de deslocação de quem reside, trabalha ou visita Guimarães.