Guia das 100 aves de guimarães

Parar e olhar em volta. Quantas vezes deixamos de o fazer, sem percebermos a imensidão de espécies que connosco convivem e que podemos observar em cada recanto de Guimarães?

info

Com este Guia, pretende‑se aumentar a perceção acerca da riqueza avifaunística de Guimarães, nomeadamente através de um olhar mais atento e informado. Um Guia de campo que o fará levantar a cabeça e “treinar” a visão e a audição, mas que se assume também como um contributo para um maior conhecimento do património natural e desta forma, para uma participação mais ativa do cidadão na proteção e conservação da biodiversidade.

Do mosaico urbano às extensas manchas florestais, passando pelas linhas de água que atravessam Guimarães, são diversos os habitats onde pode ser surpreendido pelo encanto e diversidade da nossa avifauna. Reconhecidas como determinantes para a manutenção e equilíbrio dos ecossistemas, as aves são muito atrativas pela beleza da plumagem e diversidade de vocalizações. Este Guia, para além de uma experiência de leitura, é um auxiliar de campo para todos quanto queiram iniciar‑se na observação e identificação da avifauna.

Aqui encontra a referência de 100 espécies de aves, ordenadas alfabeticamente, com base na ordem taxonómica e na nomenclatura apresentadas segundo o International Ornithological Congress (IOC). É um guia sintético que dá a conhecer, com recurso a fotografias, espécies de aves que na sua maioria são fáceis de observar em diferentes espaços naturais e urbanos de Guimarães.

O Guia das 100 Aves de Guimarães pretende ser mais um contributo do Laboratório da Paisagem para a promoção da biodiversidade e do nosso património natural.

Laboratório da Paisagem

Faça o download

Descarregue um exemplar gratuito.