O Laboratório da Paisagem de Guimarães assinalará, uma vez mais, o Dia Internacional de Ação pelos Rios, que se comemora a 14 de março. Contudo, em Guimarães, a iniciativa que juntará algumas figuras públicas na limpeza dos rios, está marcada para a manhã de dia 18, sábado, inserida na Festa da Primavera promovida pelo Laboratório da Paisagem. Os atletas olímpicos Ana Dulce Félix e Ricardo Ribas, e o humorista Luis Vieira, vão juntar-se a um grupo de voluntários, para sensibilizar e consciencializar a população para a preservação do ambiente em especial dos rios. A ação decorrerá no Rio Selho, junto ao Laboratório da Paisagem, onde se juntarão para além de vários voluntários do Banco Local de Voluntariado de Guimarães e escuteiros da Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas, elementos das brigadas verdes das Juntas de Freguesia de Creixomil e Fermentões. O Dia Internacional de Ação pelos Rios será igualmente assinalado pelas brigada verdes de Ponte e Briteiros Santo Estêvão e Donim. A primeira fará a limpeza de um troço do Rio Ave, em Ponte, enquanto que a segunda incidirá nas zonas da Fraga e Vaqueiro, daquela união de freguesias.

As iniciativas, inseridas no movimento “International Rivers” e que se repetem pelo terceiro ano em Guimarães, pretendem criar um sentimento de defesa da biodiversidade, transmitindo a importância e valorização das linhas de água do concelho. No ano passado, foram recolhidos detritos como pneus, garrafas de plástico e de vidro, loiça e sacos plásticos, num total de cerca meia tonelada de resíduos.

O Dia Internacional de Ação pelos Rios foi institucionalizado em 1998 para promover eventos contra a destruição dos rios e para alertar e educar a população sobre os cuidados a ter.

acaopelosrios2017_guimaraes