Quatro dias a celebrar a chegada da Primavera. De 21 a 24 de março o Laboratório da Paisagem organiza a quinta edição da Festa da Primavera, com um programa para receber a estação mais florida do ano. Exposições, mercado biológico e de produtos tradicionais, oficinas, workshops, showcookings, teatro, dança, atividades, são apenas algumas das propostas de um programa desenhado para todas as idades.

Ao longo dos quatro dias de celebração do Equinócio da Primavera, os visitantes do Laboratório da Paisagem, em Creixomil, poderão ver uma exposição de animais embalsamados, de répteis e anfíbios, um herbário e muito mais.
Na quinta-feira, 21, celebraremos o dia da árvore, no qual serão plantadas centenas de árvores autóctones em diversos locais do concelho, numa ação do “Guimarães Mais Floresta” que juntará escolas, empresas e associações vimaranenses.
O Grupo de Fados da Vila, das Taipas, subirá ao palco do auditório do Laboratório da Paisagem para uma noite cheia de tradição, num concerto musical co-organizado com a Associação Vencedores do Cancro Unidos pela Vida.

O sábado será de intensa atividade. A programação arranca às 09h30 e prolonga-se até à noite. De manhã, para além da abertura do Mercado Biológico e Feira de Artesanato, há uma Oficina de Cogumelos em borras de café. Uma atividade que carece de inscrição obrigatória. Ainda de manhã, a jovem escritora vimaranense Cristina Araújo apresentará o livro infantil “Criaturas do Planeta Azul” e está marcada uma saída de campo juntamente com a Associação Montícola: “Alecrim aos molhos e outras plantas silvestres”.
Para a hora de almoço há duas propostas para a cozinha, uma para adultos e outra para crianças. Os adultos estão convidados a participaram no Showcooking da Slow Food Porto, com o Chef Rui Dias. À mesma hora o Cor de Tangerina propõe para as crianças “Pizza Mini-Chefs”. Para estas duas atividades os interessados devem inscrever-se.
A tarde de sábado da Festa da Primavera faz-se ainda com uma exposição de camélias, uma atividade de educação ambiental, “Cientistas por um dia – Insetos à lupa”, uma conversa informal onde se abordará a “Alimentação, que caminho?”, um workshop sobre plantação, poda, enxertia e manutenção de camélias, um teatro interativo “Harry Potter e a viagem da biodiversidade” e um Showcooking com o único Chef vimaranense com uma estrela Michelin, António Loureiro.
O dia encerará com uma saída de campo onde se procurará a biodiversidade existente na Veiga de Creixomil, utilizando a aplicação móvel Biodiversity GO!.

No domingo de manhã as propostas passam por atividades físicas, como um “Passeio de bicicletas em flores pela Veiga, com a possibilidade de aluguer de bicicletas da Get Green, disponibilizadas no Laboratório da Paisagem e de aulas de Pilates e de Yoga, com monitores da Tempo Livre.
O dia prosseguirá com plantação de árvores autóctones na Veiga de Creixomil, em mais uma ação do Guimarães Mais Floresta. Para a tarde estão agendados três workshops, um sobre detergentes ecológicos com produtos alimentares, outro sobre cosmética natural e ainda um outro destinado às crianças sobre identificação de andorinhas. Haverá ainda lugar para uma oficina de construção de ninhos e comedouros. A Festa da Primavera 2019 encerrará ao ritmo das danças do projeto “Pé de Dança”, do professor Pedro Andrade.