Pelo quarto ano consecutivo Guimarães junta-se à iniciativa da Semana Europeia da Mobilidade e, entre os dias 16 e 22 de setembro, organiza um conjunto de ações em nome do ambiente e de um futuro mais sustentável. Sob o slogan “A partilhar chegamos mais longe”, a edição deste ano pretende promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos, dando especial ênfase à utilização de bens ao invés da posse dos mesmos.
Estudos mostram que optar por uma mobilidade partilhada pode ter um impacto positivo nas nossas cidades e vilas. Por exemplo, cada carro partilhado equivale a 15 carros particulares que não circulam na estrada. Por outro lado, esta partilha permite-nos com maior facilidade conjugar diferentes modos de transporte: carro, bicicleta, transportes públicos.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio da Direcção Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia, coordenada em Portugal pela Agência Portuguesa do Ambiente, e que será organizada em Guimarães pelo Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem e Unidade Operacional de Transporte Local da Estrutura de Missão da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020.

Ao longo dos sete dias, serão promovidas diversas ações com a colaboração de vários parceiros. Uma descida a pé pela Montanha da Penha, uma caminhada solidária da APCG, um passeio de bicicleta noturno e outro diurno, uma tertúlia ou uma manhã sem carros no Toural e Alameda de S. Dâmaso, com transporte e parques públicos gratuitos dão o mote para a edição de 2017 da Semana Europeia da Mobilidade.

Programa diversificado
A semana começa no sábado, dia 16 de setembro, com a “Hora do Conto”, destinada aos mais pequenos, na Biblioteca Municipal Raul Brandão. Ainda no sábado, ao final da tarde, na iniciativa “A Penha é Nossa”, os participantes subirão de Teleférico até à Montanha da Penha, descendo depois a pé pelos trilhos, apreciando a bela paisagem que Guimarães oferece. Em pleno Centro Histórico, a partir das 17 horas, haverá música com mais uma edição do Sunset Praça.

No domingo, dia 18, os vimaranenses e os visitantes são convidados a deixar o carro em casa, aproveitando para passear pelo Toural e a Alameda de S. Dâmaso sem o barulho e a presença dos carros, no âmbito da iniciativa europeia “Dia Sem Carros”. As viagens na Linha da Cidade dos TUG serão gratuitas, bem como o acesso aos parques públicos, entre as 10h30 e as 13 horas. No Campo de S. Mamede, pelas 09 horas, terá início a XI edição da “Caminhada Solidária e Mini-Maratona da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães”, cujas inscrições podem ser feitas no endereço www.apcg.pt.
A partir das 16 horas, na Plataforma das Artes, a Get Green vai ensinar o público a andar de bicicleta e a conhecer as regras de trânsito, através do projeto “Educabicla”. A mesma entidade promove mais uma edição do “Cycle Chic”, onde o objetivo é sensibilizar a população para a utilização da bicicleta como meio de transporte sustentável, ecológico, saudável, económico e elegante. Está convidado a pedalar, utilizando a roupa casual e com estilo, esquecendo os fatos de treino e as licras. O ponto de encontro é na Plataforma das Artes e da Criatividade.

A semana de iniciativas no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade prossegue na segunda-feira, 18, com ações de sensibilização pelas escolas do Concelho, no arranque do ano letivo. À noite, a partir das 21 horas, arranca mais um “Guimarães Corre Corre”, iniciativa que todas as segundas-feiras junta dezenas de vimaranenses, num percurso pelo centro da cidade.

Na quarta-feira ficará online a plataforma “Guimarães à Boleia”, que permitirá partilhar as viagens de automóvel, aberta e acessível a todos.
Pela noite, no Convívio, associação situada no Largo da Misericórdia, o Laboratório da Paisagem organiza mais uma sessão informal do “Café com Ambiente”, onde um conjunto de convidados abordarão o tema da Semana, “A partilhar chegamos mais longe”.

A Semana Europeia da Mobilidade termina na sexta-feira. Às 21 horas abre portas o “Movidos pelo Futuro”, um salão de veículos elétricos e inteligentes, que decorrerá ao longo do fim-de-semana no Multiusos de Guimarães.
Já a Associação de Ciclismo do Minho (ACM) convida os vimaranenses a participar no passeio noturno de bicicleta pelas ruas da cidade, cujas inscrições (gratuitas) podem ser feitas no site da ACM. O arranque está agendado para as 21 horas, no Largo Cónego José Maria Gomes, em frente à Câmara Municipal de Guimarães.

A Semana Europeia da Mobilidade mobiliza em toda a Europa mais de 2000 municípios, num total de 44 países. Mas também no Japão, Mali, México e Coreia do Sul a mobilidade será destaque.