Perante as previsões de condições climatéricas adversas para o próximo fim-de-semana, o programa da Green Week foi adiado para os dias de 27, 28 e 29 de setembro, nos mesmos moldes.

A festa que promove as boas práticas ambientais e celebra o ambiente está de volta à Alameda de São Dâmaso, em pleno centro de Guimarães. A Green Week 2019 acontece de 27 a 29 deste mês e está integrada na “Global Week to #ACT4SDGs”, promovida pelas Nações Unidas e na Semana Pelo Clima, que se assinala por todo o mundo.

Tal como nas edições anteriores há atividades para todos os públicos, dos mais pequenos aos adultos. Mercado de produtos biológicos e tradicionais, mercado de 2ª mão, concertos musicais, curtas-metragens, teatro, exposições, desafios ambientais, workshops, atividades desportivas, bicicletas e trotinetes elétricas, entre muitas outras iniciativas. No sábado e no domingo ao longo de todo o dia, assinalando o Dia Europeu Sem Carro, a parte nascente da Alameda S. Dâmaso e Toural, a Rua de Santo António, bem como o Centro Histórico, não terão trânsito automóvel. Para facilitar a mobilidade a Linha da Cidade dos TUG será gratuita e os seis parques de estacionamento da Vitrus terão 50% na tarifa habitual. Poderá ainda optar por utilizar bicicletas, disponíveis nos parques.

A Green Week Guimarães 2019 arranca na sexta-feira, dia 27, com uma Manifestação Escolar pelas Alterações Climáticas, que reunirá alunos dos vários estabelecimentos de ensino de Guimarães no Largo do Toural, às 16 horas. Às 21h30 no Cineclube de Guimarães passa o documentário “Tudo é Paisagem”. O primeiro dia encerra com os concertos de Lince e Maria Quê.

O sábado, dia 28, iniciará com ações de Mobilidade Ecológica Inclusiva, um Workshop de Gestão Florestal – VIMACT e outro de música para crianças, jogos didáticos e um Peddy-Paper Ambiental. Está programado ainda uma sessão de técnicas de suporte básico de vida, em colaboração com o Hospital Senhora da Oliveira. De tarde há uma palestra sobre Mobilidade Ecológica Inclusiva, Oficina “Jardins Suspensos, Flash-Mob “O Planeta está nas nossas mãos”, Exibição do Guimagym, Oficina de Olaria e Teatro de Rua. Para a noite está agendado o concerto de Minta & The Brook Trout. Arranca no sábado e prolonga-se até domingo a iniciativa “Ir mais longe de bicicleta”, com um espaço de partilha de experiências para a realização de pequenas reparações nas bicicletas e um recinto de aprendizagem e simulação de percurso em bicicleta, para crianças.

O domingo, 29, é preenchido, entre outros, com o Mercado de 2ª Mão, apenas da parte da manhã no Largo Condessa do Juncal, aula de Pilates, um Passeio de bicicleta em família, com percurso pela Ecovia e passagem por algumas escolas, com o intuito de juntar as famílias, com saída da Alameda São Dâmaso. Do programa faz ainda parte uma ação de limpeza de pontas de cigarros. Para a tarde o programa musical contempla Farra Fanfarra, com duas atuações, e ainda Senza e Filipe Sambado.

Na Alameda de São Dâmaso estarão ao longo dos três dias, com várias atividades, a Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas, bem como a CERCIGUI, Cruz Vermelha, Vimagua, Bloomwall, CP Kids e Centro Ciência Viva de Guimarães. Haverá ainda stands com várias instituições e empresas, zona de alimentação e uma exposição intitulada “Guimarães + Verde”, obra dos alunos do Jardim de Infância da Escola de Donim.

A Green Week Guimarães, que pretende destacar a importância da sustentabilidade ambiental, é uma organização conjunta do Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem, Vitrus, Vimágua e conta com o apoio da EDP Distribuição.