No âmbito da iniciativa Let’s Clean Europe – inserida na “The European Week for Waste Reduction”, desenvolvida para dar maior visibilidade às questões relacionadas com a redução, reutilização e reciclagem de resíduos-, promovida pelo Município de Guimarães, pela candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, pelo Laboratório da Paisagem e pela Resinorte, várias juntas de freguesia do concelho juntaram-se para ajudar a fazer de Guimarães um município ainda mais verde.

Assim, nos dias 6 e 7 de maio, as junta de freguesia de Aldão, Ronfe, Moreira de Cónegos, Mesão Frio e Fermentões, promoveram diversas atividades de recolha de resíduos.

Em Aldão vários voluntários juntaram- -se uma vez mais para “Limpar Aldão”, nome que de resto já deu origem a um movimento que se junta várias vezes para limpar vários locais da freguesia. Em Ronfe, ao longo de dois dias, procedeu-se à recuperação do jardim da Escola de Gemunde, com recurso a materiais recicláveis. Os voluntários de Moreira de Cónegos optaram por limpar o ribeiro da Madalena e as suas margens, enquanto que em Mesão Frio, aquela autarquia organizou uma recolha de lixo em vários locais da freguesia, nomeadamente junto à Pista de Cicloturismo. Finalmente, a Junta de Freguesia de Fermentões procedeu a nova iniciativa “Limpar Fermentões”, que regularmente promove ações de limpeza na freguesia. Desta feita os voluntários atuaram junto à Escola EB 2,3 Fernando Távora.