A Green Week Guimarães 2019, que arranca esta sexta-feira na Alameda de São Dâmaso, terá diversas atividades que pretendem uma vez mais alertar para a importância da mobilidade sustentável. As ações realizam-se igualmente no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2019.

Tal como em edições, a Linha Cidade dos Transportes Urbanos de Guimarães será gratuita no sábado e no domingo. Os parques de estacionamento da Mumadona, Plataforma das Artes e da Criatividade, Estádio D. Afonso Henriques, Mercado Municipal, Centro Cultural Vila Flor e de Camões terão uma redução de 50% na tarifa habitual. Em cada um deles estarão disponíveis quatro bicicletas, duas das quais elétricas. Haverá ainda a possibilidade de optar por trotinetes elétricas nos parques da Mumadona, Plataforma das Artes e da Criatividade, Mercado Municipal e Centro Cultural Vila Flor. Recorde-se que há também parques de estacionamento periféricos gratuitos, nomeadamente o Largo da República (Hortas), o recinto da Feira Semanal e o Campo de S. Mamede.

Ao longo do fim-de-semana a parte norte da Alameda de São Dâmaso estará interdita ao trânsito automóvel, substituindo-se os carros pelas bicicletas. Será criado o espaço “Ir mais longe de bicicleta”, recinto de aprendizagem e simulação de percurso em bicicleta, para crianças, com disponibilização de seis bicicletas. No sábado, entre as 14 e as 18 horas será ainda criado um espaço de partilha de experiências, aberto a toda a comunidade, para a realização de pequenas reparações nas bicicletas, onde se capacita o utilizador para a utilização independente e despreocupada da bicicleta.
No domingo, entre as 10 e as 12 horas está marcado um “Passeio de bicicleta em família”, mediante inscrição gratuita, com um percurso que prevê passagem por algumas escolas, com o intuito de juntar famílias. A saída está marcada para a Alameda de São Dâmaso.

Já no Largo do Toural haverá trotinetes elétricas para partilhar, sensibilizando e formando-se igualmente para a sua utilização.
Na Plataforma das Artes e da Criatividade, no sábado e no domingo, (9h30-12h30 / 14h30-17h30), mediante inscrição gratuita, acontecerá a atividade “Biclo-turmas”, formação personalizada e intensiva para a aprendizagem da condução de bicicleta de forma segura e responsável, destinada ao público em geral, sem limite de idade.

Na Rua de Santo António haverá animação de rua, da responsabilidade da ACTG – Associação Comércio Tradicional de Guimarães, uma passagem de modelos, insufláveis, pinturas e danças, entre outros.

Algumas das iniciativas inserem-se no âmbito do projeto EDUMOVE-TE, que o Município de Guimarães candidatou com sucesso ao Fundo Ambiental e ao ENEA 2020 – Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.