O Laboratório da Paisagem de Guimarães vai participar, de 4 a 7 de julho de 2019, na The Nature of Cities – Summit, em Paris, França. Esta será a primeira edição do encontro que reunirá investigadores, políticos e líderes mundiais.

Durante quatro dias a capital gaulesa acolherá este encontro que contará com várias sessões dinâmicas onde o objetivo é desencadear conversas através de formas de conhecimento e modos de ação para construir um novo movimento, mais colaborativo e transdisciplinar, tornando as cidades mais verdes onde a justiça, resiliência, sustentabilidade, saúde e espaços mais habitáveis são os pilares para uma melhor cidade, tanto para a natureza como para as pessoas.

Ana Pinheira, investigadora em ecologia do Laboratório da Paisagem, irá dinamizar uma apresentação sobre o Biodiversity GO! numa sessão sobre “ciência-cidadã como instrumento sobre a natureza urbana”.

O que é o Biodiversity GO!
A partir do conceito ciência-cidadã o Laboratório da Paisagem lançou uma aplicação móvel que visa contribuir para a catalogação e preservação da biodiversidade existente em Guimarães. Após o download, a comunidade é convidada a participar com fotografias de toda a biodiversidade, desde as espécies arbóreas e arbustivas, às espécies animais. Todos os contributos são válidos para a construção da base de dados da biodiversidade de Guimarães.