O Laboratório da Paisagem promoveu no último fim-de-semana a Festa da Primavera, celebrando dessa forma a entrada na estação mais bonita e florida do ano.
A iniciativa, inserida na Agrobio e que contou com a colaboração da AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia, começou na noite de sexta-feira com um concerto do compositor e guitarrista vimaranense Nuno Cachada. Ao longo de uma hora, o jovem músico brindou os público que encheu o auditório do Laboratório da Paisagem com alguns clássicos bem conhecidos.
No sábado, os vários espaços abertos ao público do Laboratório receberam a visita de muitos interessados na Feira de Produtos Biológicos e Tradicionais. Doze expositores, com os mais variados artigos, mostraram o que se melhor se faz nesta matéria na zona minhota. A manhã teve ainda uma aula de pilates e mais uma edição do Café com Ambiente, tertúlia mensal que o Laboratório da Paisagem organiza, e que este mês debruçou sobre “As plantes que curam, perfumam e temperam”. Um painel de conhecidos especialistas debateu esta questão, contando ainda com um showcooking ao vivo do chefe vimaranense António Loureiro, eleito em 2014 como o melhor cozinheiro do ano. O projeto EducaBicla, da Get Green, que ensina os mais novos as regras de trânsito e a andar de bicicleta, ativerdes pedagógicas e um workshop de cozinha criativa, motivaram ainda curiosidade de muitos os que visitaram o laboratório.
No domingo, dia oficial da entrada da primavera, os ritmos do zumba deram início à festa, que culminou com um interessante workshop da responsabilidade do Cor de Tangerina, “Histórias Comestíveis”, proporcionando a pais e filhos a elaboração em conjunto de uma pizza saborosa.

A primavera não podia ter entrado da melhor forma em Guimarães, com uma festa que ao longo de três dias trouxe ao Laboratório da Paisagem algumas centenas de visitantes.