O Laboratório da Paisagem associou-se ao projeto “Polinizadores de Portugal”, através do qual se pretende conhecer melhor a distribuição das espécies, a sua abundância e os períodos em que visitam as flores.

Os polinizadores são fundamentais no mundo em que vivemos. Transportam o pólen entre flores, possibilitando a reprodução das plantas e a formação de frutos e sementes. Cerca de 80% das plantas cultivadas dependem dos polinizadores, tendo estes uma enorme importância a nível ecológico e para as populações humanas.

Os polinizadores incluem animais de grupos distintos, no entanto, a sua maioria pertence ao grupo dos insetos. Apesar de sabermos que em Portugal existem alguns milhares de espécies de polinizadores, existe ainda muito a descobrir. Nos últimos anos, o trabalho de investigadores tem sido complementado com a valiosa contribuição de cidadãos cientistas, permitindo descobrir novas espécies em Portugal e para a ciência. Apesar disso, a distribuição de muitas espécies em Portugal é ainda pouco conhecida.

O envolvimento dos cidadãos é por isso fundamental. Qualquer um de nós poderá, com recurso a uma máquina fotográfica ou telemóvel, registar os polinizadores que visitam as flores existentes, por exemplo, nos vasos das varandas ou nos jardins das nossas casas. Estas observações contribuirão para um maior conhecimento da entomofauna de Portugal e serão importantes para a elaboração da primeira Lista Vermelha dos Invertebrados de Portugal.

Até ao dia 24 de maio pode participar através da aplicação móvel do Laboratório da Paisagem, Biodiversity GO!, disponível em Android e iOS.