O Laboratório da Paisagem de Guimarães acaba de lançar um “Mini-Guia de campo: A biodiversidade da tua janela”. A iniciativa insere-se no “Mês da biodiversidade”.

Em época de isolamento, o Laboratório da Paisagem lança assim um novo desafio à população. Não raras vezes, onde menos se espera, pode encontrar-se várias espécies que são determinantes para o equilíbrio dos ecossistemas.
Através deste mini-guia de campo são dadas a conhecer 12 espécies comuns, algumas das suas principais características e ainda pequenas curiosidades. O desafio passa por encontrar, entre outros, um pardal, uma rola-turca ou uma joaninha-dos-sete-pontos, procurando desde a janela da sua casa ou no seu jardim.

Tudo o que encontrar deve submeter na aplicação móvel Biodiversity GO!, contribuindo assim para o aumento de espécies já disponíveis na base de dados da biodiversidade de Guimarães.

Este documento, disponível em versão PDF, é uma das ações do VIMACT – Ação Climática Vimaranense pela Redução da Pegada Ecológica – projeto do Laboratório da Paisagem, cofinanciado pela União Europeia, Fundação AMI e Instituto
Camões, resultante de uma candidatura ao fundo NOPLANETB. O projeto visa a promoção da biodiversidade através de ações de renaturalização, recuperação e valorização da paisagem.