Guimarães recebe de 16 a 18 de outubro o “Workshop Final RiskAquaSoil: Plano Atlântico de Gestão de Riscos no Solo e na Água”. A organização é do Laboratório da Paisagem, um dos 14 parceiros europeus do projeto, que visa desenvolver um plano de gestão de riscos associados ao solo e à água, adequado para promover a resiliência nas áreas rurais do Atlântico.

Do programa, integrado na Green Week Guimarães 2020, faz parte uma conferência, marcada para a tarde do dia 16 de outubro, que pretende contribuir para uma melhor ação de coordenação na deteção, gestão e reabilitação das zonas rurais, associados aos riscos naturais, climáticos e humanos. Participarão diversos especialistas, investigadores e docentes, que abordarão os diversos prismas da gestão de riscos no solo e na água.

Face ao contexto de pandemia, a participação, aberta à comunidade, é limitada e carece de inscrição prévia. (LINK)

No final do workshop será inaugurada uma exposição fotográfica denominada “Veiga de Creixomil: A planície fértil de Guimarães”, que mostra os diferentes usos e contextos daquela zona repleta de vida e diversidade.

O “Workshop Final Risk AquaSoil: Plano Atlântico de Gestão de Riscos no Solo e na Água”, contempla ainda duas outras ações, uma tórica e outra prática. No dia 17 de outubro, no Penha – Centro Escutista de Guimarães, terá lugar uma ação de formação, direcionada em exclusivo para técnicos municipais, sobre a gestão do espaço público sem herbicidas. No dia seguinte, no Castro Sabroso, sítio arqueológico localizado na freguesia de S. Lourenço de Sande, decorrerá uma iniciativa aberta à participação dos interessados, que abordará técnicas de remoção de flora invasora.

INSCREVA-SE JÁ