Projeto Limp.AR mereceu a aprovação do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e abordará a importância da qualidade do ar e do ruído nos centros urbanos

“Limp.AR” é o nome do mais recente projeto que será lançado pelo Laboratório da Paisagem. A candidatura efetuada ao Aviso “Apoiar uma nova cultura ambiental”, na temática “Saúde de Qualidade, Água e Cidades e Comunidades Sustentáveis” mereceu a aprovação do Fundo Ambiental, tornando-se na terceira candidatura bem-sucedida do Laboratório da Paisagem a esta fonte de financiamento.

O projeto Limp.AR pretende dar resposta à necessidade de promovermos a melhoria da qualidade do ar e do ruído nos centros urbanos, procurando fomentar a integração da vegetação em meio urbano e sensibilizar para a importância de reduzirmos os movimentos pendulares. O projeto integra ações de educação, capacitação e sensibilização dos cidadãos, ações participativas de cocriação, intervenções em espaço urbano e ações de avaliação da qualidade do ar e do ruído em diversos contextos.

Liderado pelo Laboratório da Paisagem, o projeto Limp.AR conta ainda com a colaboração da Universidade do Minho e do Grupo Multidisciplinar da Qualidade do Ar e Ruído da Estrutura de Missão Guimarães 2030, apresentando um orçamento global de 29.840,00€.