A Green Week Guimarães prosseguiu na segunda-feira com o Seminário Internacional “Sementeira”, no âmbito da Guimarães LandArt – A Arte da Terra. Ao longo do dia, na Horta Pedagógica de Guimarães, um grupo heterogéneo de pensadores e agricultores debateu a terra a agricultura e a alimentação, juntamente com dois conceituados chefes de cozinha vimaranenses, Álvaro Dinis e António Loureiro.

O Seminário seguiu-se ao Ritual Sonoro, que no domingo surpreendeu centenas de vimaranenses, turistas e o Comité Externo de Aconselhamento da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, no Largo da Oliveira, em pleno Centro Histórico da Cidade-Berço. O Ritual Sonoro teve a produção do compositor Carlos Alberto Augusto e contou com diversos grupos de teatro amador e da associação de velhos nicolinos. O momento pretendeu, segundo o compositor “sensibilizar para a necessidade de redescoberta do som e de outras orações da terra, como veículo de comunhão das paisagens sonoras da cidade”. Sinos de mão, de vários tamanhos, juntaram-se ao toque dos sinos da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e de outras igrejas do concelho de Guimarães, e a um coro que dos varandins do Largo da Oliveira fizeram-se ouvir num canto, uma oração Navajo, onde se abordou o território, as direções e as suas extensões, sublinhando a necessidade de todos refletirmos sobre a terra e a suas necessidades.

Arrancou assim a Guimarães LandArt, que pretende ainda criar um programa de intervenções que possibilite a descoberta das práticas mais favoráveis para a relação entre a ecologia e a proximidade do cidadão à paisagem cultural e que tem a organização do Laboratório da Paisagem,da Câmara Municipal de Guimarães e da Oficina, com a curadoria de Nuno Faria, Ricardo Martins e Ana Francisca Azevedo. Nos próximos meses, outras intervenções serão apresentadas, sempre sob o desígnio da sustentabilidade, no âmbito daquele que tem sido a principal força motriz dos projetos de investigação do Laboratório da Paisagem de Guimarães e dos objetivos da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.