Sobre
Limp.AR
O projeto Limp.AR pretende dar resposta à necessidade de promovermos a melhoria da qualidade do ar e do ruído nos centros urbanos, procurando fomentar a integração da vegetação em meio urbano e sensibilizar para a importância de reduzirmos os movimentos pendulares. O projeto integra ações de educação, capacitação e sensibilização dos cidadãos, ações participativas de cocriação, intervenções em espaço urbano e ações de avaliação da qualidade do ar e do ruído em diversos contextos.
Liderado pelo Laboratório da Paisagem, o projeto Limp.AR, aprovado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, conta ainda com a colaboração da Universidade do Minho e do Grupo Multidisciplinar da Qualidade do Ar e Ruído da Estrutura de Missão Guimarães 2030.
Principais ações
Floresta Miyawaki
Integração do conceito num local do centro urbano de Guimarães, servindo também como uma ferramenta de sensibilização ambiental.
Educação Ambiental
Promover sessões de sensibilização e educação ambiental relacionadas com a temática da qualidade do ar e do ruído.
Monitorização do Ar e Ruído
Avaliação da qualidade do ar e ruído em contexto escolar e centro urbano para aferir o impacto das ações desenvoldidas ao longo do projeto.
Instalação
Criação de conteúdos didáticos, materializados numa exposição temporária, retratando os problemas ambientais associados à poluição atmosférica e do ruído.
Fale connosco
Metrominuto Guimarães para incentivar a mobilidade pedonal
Incentivar a mobilidade pedonal em meio urbano e contribuir para a redução dos movimentos pendulares com recurso a veículos poluentes. É este o principal objetivo do Metrominuto Guimarães apresentado esta quinta-feira, 25 de novembro, pelo Laboratório da Paisagem e...
Metrominuto Guimarães apresentado esta quinta-feira
O Laboratório da Paisagem de Guimarães lança esta quinta-feira o Metrominuto Guimarães. Trata-se de um mapa que apresenta as distâncias entre vários locais de interesse e os tempos que se demora a percorrer, a pé, entre eles. Este novo instrumento, criado em 2011 na...
Laboratório da Paisagem entregou uma árvore autóctone em todas as escolas de Guimarães
No Dia da Floresta Autóctone, que se assinala esta terça-feira, 23 de novembro, o Laboratório da Paisagem entregou uma árvore nativa a cada um dos 85 estabelecimentos de ensino de Guimarães. Esta ação, que visa sensibilizar e estimular a comunidade estudantil para a...