Sobre

Limp.AR

O projeto Limp.AR pretende dar resposta à necessidade de promovermos a melhoria da qualidade do ar e do ruído nos centros urbanos, procurando fomentar a integração da vegetação em meio urbano e sensibilizar para a importância de reduzirmos os movimentos pendulares. O projeto integra ações de educação, capacitação e sensibilização dos cidadãos, ações participativas de cocriação, intervenções em espaço urbano e ações de avaliação da qualidade do ar e do ruído em diversos contextos.

Liderado pelo Laboratório da Paisagem, o projeto Limp.AR, aprovado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, conta ainda com a colaboração da Universidade do Minho e do Grupo Multidisciplinar da Qualidade do Ar e Ruído da Estrutura de Missão Guimarães 2030.

Principais ações

Floresta Miyawaki

Integração do conceito num local do centro urbano de Guimarães, servindo também como uma ferramenta de sensibilização ambiental.

Educação Ambiental

Promover sessões de sensibilização e educação ambiental relacionadas com a temática da qualidade do ar e do ruído.

Monitorização do Ar e Ruído

Avaliação da qualidade do ar e ruído em contexto escolar e centro urbano para aferir o impacto das ações desenvoldidas ao longo do projeto.

Instalação

Criação de conteúdos didáticos, materializados numa exposição temporária, retratando os problemas ambientais associados à poluição atmosférica e do ruído. 

Fale connosco

Metrominuto Guimarães para incentivar a mobilidade pedonal

Metrominuto Guimarães para incentivar a mobilidade pedonal

Incentivar a mobilidade pedonal em meio urbano e contribuir para a redução dos movimentos pendulares com recurso a veículos poluentes. É este o principal objetivo do Metrominuto Guimarães apresentado esta quinta-feira, 25 de novembro, pelo Laboratório da Paisagem e...

read more
Metrominuto Guimarães apresentado esta quinta-feira

Metrominuto Guimarães apresentado esta quinta-feira

O Laboratório da Paisagem de Guimarães lança esta quinta-feira o Metrominuto Guimarães. Trata-se de um mapa que apresenta as distâncias entre vários locais de interesse e os tempos que se demora a percorrer, a pé, entre eles. Este novo instrumento, criado em 2011 na...

read more