No dia 21 de junho a tertúlia mensal do Laboratório da Paisagem viaja até Moreira de Cónegos, no dia em que se assinala o 22º aniversário da elevação à categoria de vila. Prosseguindo o seu périplo pelas vilas do concelho de Guimarães, a iniciativa “Café com Ambiente”, que num registro descontraído e informal lança o debate em torno das questões ambientais, estará no Moinho, situado no Parque de Lazer daquela vila vimaranense, que servirá de mote para abordar a “Requalificação Patrimonial como exemplo de Sustentabilidade Ambiental”.

Está desde já convidado para participar nesta tertúlia, que terá início às 21h30 e terá como oradores Paulo Renato, Presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, Ricardo Martins, Investigador do Laboratório da Paisagem, Sara Terroso, Arquiteta Paisagista da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Ricardo Rodrigues, Arquiteto da Câmara Municipal de Guimarães.

Refira-se que aquele moinho estava votado ao abandono, tendo sido alvo de uma recuperação em 2012, com a ajuda da população local, que se organizou e colocou mãos à obra na recuperação do edifício e da zona envolvente.