Está de volta o “Café com Ambiente”, iniciativa do Laboratório da Paisagem de Guimarães que aborda os mais variados temas ligados ao ambiente, sempre num tom informal. Desta feita o tema são as vindimas. O que mudou? É o que procurarão responder os convidados Sequeira Braga, da Adega Cooperativa de Guimarães, Artur Castro, da Cooperativa Agricola de Guimarães e Tiago Oliveira, da Casa de Sezim.

Em análise estarão os novos desafios da prática vinhateira, tendo em conta as alterações climáticas, a degradação dos solos, as exigências nacionais e europeias de produções cada vez mais sustentáveis e biológicas.

O “Café com Ambiente: “Vindimas, o que mudou?” contará ainda com uma exposição fotográfica a preto e branco das memórias das práticas das vindimas, uma mostra de vinhos de produção vimaranense e um momento simbólico de prova de vinhos aos participantes.

Esta iniciativa está inserida no projeto europeu Risk Aqua Soil, Plano Atlântico de Gestão de Riscos no Solo e na Água, do qual o Laboratório da Paisagem é parceiro.

A tertúlia terá lugar no auditório do Laboratório da Paisagem no próximo dia 8 de novembro, pelas 17 horas, sendo aberta à participação de todos, de forma gratuita.