
O ano 2019/2020 é o ano do projeto-piloto O Ave para Todos, um projeto desenvolvido no Laboratório da Paisagem de Guimarães e no seio da Estrutura de Missão Guimarães 2030.
No passado, diferentes atividades económicas responsáveis pelo desenvolvimento sócio-económico da região Norte do país foram-se apropriando dos recursos hídricos, em particular do rio Ave, levando à progressiva degradação do seu estado. A despoluição deste rio teve início na década de 80 mas, apesar dos esforços, continua a não haver ligação estreita entre as pessoas com o rio e, como consequência, não há apropriação e usufruto do mesmo. Acreditamos que quando o rio Ave for verdadeira e conscientemente encarado por todos como um bem-comum, haverá certamente uma maior vigilância e cuidado na maneira como se procede à sua exploração.
Na primeira fase do projeto O Ave para Todos, estão envolvidas sobretudo as juntas de freguesia e escolas mais próximas do rio Ave em termos de localização. Estas serão alvo de ações teóricas e práticas baseadas na premissa de que uma população devidamente informada, torna-se mais crítica e atenta às problemáticas do rio, atuando em conformidade. No entanto, O Ave para Todos é aberto a toda a comunidade vimaranense que queira contribuir para a elevação do rio Ave a Património Natural, tornando inquestionável o seu valor patrimonial, cultural e paisagístico.
O Ave para Todos conta com o envolvimento de todos!



Educação e Sensibilização Ambiental
O Eixo de Educação e Sensibilização Ambiental (EESA) do projeto-piloto ‘O Ave para Todos’ envolve juntas de freguesia, brigadas verdes e escolas com influência direta do rio Ave, num total de 24 escolas, 14 juntas de freguesia e 7 brigadas verdes.

Investigação e Desenvolvimento (I&D)
O Eixo de Investigação e Desenvolvimento (I&D) no projeto ‘O Ave para Todos’ tem como principal missão gerar, transferir e aplicar conhecimento para a gestão eficiente dos recursos hídricos, de forma a proteger a sua biodiversidade, funções, serviços e aumentar a sua resiliência aos impactos das alterações climáticas, apoiando a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


Escolas de todos os ciclos
Juntas de Freguesia
Brigadas Verdes
Cidadãos envolvidos
*Em caso de denúncia, o serviço de atendimento telefónico da GNR, SOS Ambiente e Território – 808 200 520 é um número de telefone disponível 24 horas por dia durante todo o ano, através do qual poderá expor situações que possam violar a legislação ambiental e os instrumentos de ordenamento do território.
Parceiros do projeto
