O Eixo de Educação e Sensibilização Ambiental (EESA) do projeto-piloto ‘O Ave para Todos’ envolve juntas de freguesia, brigadas verdes e escolas com influência direta do rio Ave, num total de 24 escolas, 14 juntas de freguesia e 7 brigadas verdes.

O objetivo principal do EESA é o de estabelecer uma ligação sentimental entre o cidadão e o rio através da capacitação de todos os envolvidos. Para isso, desenvolvemos no Laboratório da Paisagem e no seio da Estrutura de Missão Guimarães 2030, um programa que inclui um conjunto de formações teóricas e práticas baseadas na premissa de que uma população devidamente formada torna-se mais crítica e atenta às problemáticas do rio, atuando em conformidade.

Elevar o conhecimento para Elevar o estado de alerta
O EESA tem previstas mais de 100 ações de Educação Ambiental nas escolas, seguindo o modelo de “mini” conselhos consultivos desenvolvido no seio da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável Guimarães 2030. Para as juntas de freguesia e brigadas verdes envolvidas serão realizadas 11 ações teóricas em áreas diferenciadas, tais como: ambiente urbano, ecologia, valor de paisagem, fiscalização, entre outras temáticas, com a participação de entidades creditadas como a Agência Portuguesa do Ambiente, Vimagua, Câmara Municipal de Guimarães e investigadores do Laboratório da Paisagem.

Ave.Watching: da teoria à prática
Na Primavera, iniciar-se-ão saídas de campo com as juntas de freguesia, brigadas verdes e escolas para avaliação do grau de alteração do leito e das margens do rio de uma forma abrangente, assinalando aspetos tais como: biodiversidade existente, avaliação da qualidade do leito e das margens, presença de resíduos, atividades antropogénicas, potenciais focos de poluição, entre outros. Para nos ajudar neste processo, desenvolveremos com a comunidade uma lista de verificação, intitulada ‘Ave.Watching’.

SPOT “O Ave para todos”
Os resultados do ‘Ave.Watching’ permitirão um conjunto de ações e medidas com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental, segurança e bem-estar das populações (ex: ações de limpeza, reflorestação, criação de infraestruturas de apoio e sinalética). Os troços do rio que cumpram determinados requisitos, serão designados como ‘SPOTs O Ave para Todos´.
Esta distinção resultará, sobretudo, do envolvimento de todos os cidadãos das diferentes freguesias na busca de um rio limpo e fruível.

Ver o rio: dimensão 3D
Para uma melhor perceção da evolução dos diferentes indicadores do estado ecológico do rio Ave no concelho de Guimarães, o projeto contará com o apoio de uma maquete 3D fixa. Esta maquete, disponível a todos no Laboratório da Paisagem, facilitará a reflexão, interação e proposta de medidas/ações futuras no rio e seus afluentes. Uma versão portátil da maquete será utilizada com a comunidade escolar em ações de sensibilização e educação ambiental, no sentido de se promover a discussão.