PEGADAS
5 anos

Este livro retrata um pouco do percurso efetuado pelo programa ambiental do Município de Guimarães, coordenado pelo Laboratório da Paisagem, contando ainda com testemunhos de todos os diretores de agrupamento e docentes participantes na atividade Eco Parlamento, a atividade âncora mais emblemática do programa, assim como alguns testemunhos de alunos das escolas do concelho.

info

O programa PEGADAS concretizou-se em 2015, resultado de um desígnio municipal assente na estratégia de desenvolvimento sustentável para todo o concelho. Coordenado pelo Município de Guimarães e gerido pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães, o PEGADAS, desde a sua génese, procurou impulsionar políticas para o ambiente, ecológicas e inclusivas, através de uma aposta num programa amplo e transversal, assente em princípios ecologicamente sustentáveis, com o objetivo basilar de iniciar uma mudança de paradigma no comportamento e modo de estar da comunidade. O PEGADAS surge assim como um programa intergeracional direcionado para toda a comunidade escolar, de todos os níveis de ensino, e também para a comunidade sénior do concelho de Guimarães.

Ao longo dos cinco anos de existência, o PEGADAS, sendo um programa em constante metamorfose, foi-se aprimorando, quer nos temas e atividades disponibilizados, quer na sua própria estrutura, sempre alicerçado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, consagrados na Agenda 2030 e na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA). É, aliás, nesta auscultação mútua e sistemática, na troca de informação e avaliação contínua que assenta a evolução deste projeto. Sabendo responder aos desafios lançados pela comunidade e lançar desafios que promovam o envolvimento dessa mesma comunidade.

É nesses atores, nos alunos e professores e nas Escolas, que reside a nossa maior esperança e ambição: a de que as próximas gerações de Vimaranenses sejam constituídas por ecocidadãos informados, comprometidos e ativos na defesa da nossa casa comum.

PEGADAS 5 ANOS

Faça o download

Descarregue um exemplar gratuito.