PEGADAS – Programa Ecológico de Guimarães para Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável

O Programa Pegadas é promovido pelo Laboratório da Paisagem e pela Câmara Municipal de Guimarães em colaboração com um conjunto de parceiros locais, nacionais e europeus, que assenta na estratégia para o concelho ao nível do desenvolvimento sustentável e promoção das políticas para o ambiente, ecológicas e inclusivas.

Este é um programa transversal, dedicado à educação ambiental, constituindo fator basilar para o incremento de práticas comunitárias assentes em princípios ecologicamente sustentáveis, pretendendo iniciar uma mudança de paradigma no comportamento e no modo de estar das pessoas. É objetivo em cada ano, promover novas parcerias e temáticas por forma a motivar e envolver de forma ativa e dinâmica, todos os participantes.

ENQUADRAMENTO

O Programa Pegadas é promovido pelo Laboratório da Paisagem e pela Câmara Municipal de Guimarães em colaboração com um conjunto de parceiros locais, nacionais e europeus, que assenta na estratégia para o concelho ao nível do desenvolvimento sustentável e promoção das políticas para o ambiente, ecológicas e inclusivas. Este é um programa transversal, dedicado à educação ambiental, constituindo fator basilar para o incremento de práticas comunitárias assentes em princípios ecologicamente sustentáveis, pretendendo iniciar uma mudança de paradigma no comportamento e no modo de estar das pessoas.

É objetivo em cada ano, promover novas parcerias e temáticas por forma a motivar e envolver de forma ativa e dinâmica, todos os participantes. Nesta 4ª Edição são propostas atividades no âmbito das temáticas: Resíduos, Energia, Água, Ar, Ruído, Mobilidade, Natureza e Biodiversidade, Floresta, Agricultura, Ambiente e Sustentabilidade, Alterações Climáticas, Segurança Rodoviária, Alimentação Saudável e Proteção Animal.

As atividades destinam-se à participação de todas as escolas públicas e privadas do Concelho de Guimarães, tendo como público-alvo toda a comunidade educativa. Ao longo do documento, encontrará as atividades dos parceiros locais destacadas das demais, facilitando a leitura. O Programa Pegadas conta com a participação ativa de todos, com ideias, opiniões, sugestões e criatividade, para a melhoria continua deste programa ecológico de Guimarães para aprendizagem do desenvolvimento ambiental sustentável.

PLANO DE ATIVIDADES 2018/2019

Mais de uma centena de atividades com o envolvimento de mais de três dezenas de parceiros estão à disposição de todas as escolas do concelho. Nesta 4ª edição são propostas atividades, no âmbito das temáticas: Resíduos, Energia, Água, Ar, Ruído, Mobilidade, Natureza e Biodiversidade, Floresta, Agricultura, Ambiente e Sustentabilidade, Alterações Climáticas e Segurança Rodoviária. As atividades destinam-se à participação de todas as escolas públicas e privadas do Concelho de Guimarães, tendo como público-alvo toda a comunidade educativa.

O Programa Pegadas conta com a participação ativa de todos, com ideias, opiniões, sugestões e criatividade, para a melhoria continua deste programa ecológico de Guimarães para aprendizagem do desenvolvimento ambiental sustentável.

São seis áreas temáticas no âmbito da sustentabilidade ambiental que pode consultar no ficheiro abaixo e fazer o respetivo download.

Para a sua instituição aderir ao programa aceda ao Formulário de Registo, para inscrever numa das atividades aceda à Ficha de Inscrição.

Para a sua instituição aderir ao programa
aceda ao Formulário de Registo

Para inscrever numa das atividades
aceda à Ficha de Inscrição

PEGADAS EM NÚMEROS

alunos

professores

ações

atividades

parceiros

NOTÍCIAS PEGADAS

Agrupamento de Escolas Abel Salazar vence Eco Parlamento

O Agrupamento de Escolas Abel Salazar ficou em primeiro lugar na terceira edição do Eco Parlamento, cuja final realizou-se esta sexta-feira, 25 de maio, no Auditório da Universidade do Minho, em Guimarães. A apresentação e a defesa do projeto “Proteger a...

read more

ENQUADRAMENTO
É para todos razoável a necessidade de reduzir o consumo, reduzir a emissão de gases, reduzir o ruído, reduzir a produção de resíduos, enfim, reduzir a PEGADA ecológica.

ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Em termos de aplicação e funcionamento do PEGADAS (Programa de Educação e Sensibilização Ambiental) proceder-se-á ao estabelecimento de parcerias com entidades vocacionadas para as variadas temáticas ambientais, ao nível local, nacional e internacional.

MASCOTE ECOLINO
O Ecolino ganhou vida. A apresentação da mascote oficial do programa ambiental PEGADAS aconteceu no Dia Mundial da Criança, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, perante milhares de crianças, deliciadas com a sua presença.

NORMAS
Conheça as normas de participação do Programa de Educação Ambiental de Guimarães.

PARCEIROS
Cerca de quatro dezenas de parceiros juntaram-se ao PEGADAS, disponibilizando um conjunto de atividades em vários pontos, sobretudo no norte do País.

GALERIA DE FOTOS