Sobre

Poliniza-te

O projeto Poliniza-te procura aumentar o conhecimento sobre os polinizadores, promover a biodiversidade e os ecossistemas. Os polinizadores são essenciais para a reprodução de muitas plantas, para o abastecimento de alimentos e para a manutenção de ecossistemas saudáveis. A importância destes organismos para a natureza, agricultura e bem-estar humano é vital, e está patente na Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade 2030 (ENCNB 2030) e na Estratégia para a Biodiversidade da União Europeia 2030. Apesar dos benefícios que os polinizadores nos proporcionam, confrontamo-nos hoje com um declínio dramático na sua ocorrência e diversidade, estando numerosas espécies europeias ameaçadas de extinção.

Poliniza-te pretende educar e sensibilizar a população sobre os desafios que a comunidade de polinizadores enfrenta atualmente, recorrendo a ações de educação ambiental e de investigação. As ações previstas incluem um conjunto de formações teórico-práticas, de ações de promoção e conservação dos polinizadores e desenvolvimento de instrumentos que contribuem para o aumento do conhecimento sobre esta comunidade em Guimarães.

Missão

Os dados obtidos vão constituir uma importante contribuição para o conhecimento e estudo da entomofauna do concelho e aumentar a sua conservação e proteção.

O Poliniza-te pretende constituir-se como o primeiro passo para a delineação de uma estratégia local de avaliação, conservação e valorização dos polinizadores. 

Principais ações

Educação Ambiental

Serão realizadas sessões diversas junto das escolas do Concelho, bem como oficinas e workshops para a comunidade em geral.

Investigação

Avaliação e monitorização do estado de conservação e tendências das populações de polinizadores.

Comunicação

Acompanhamento de todas as ações e elaboração de um guia de campo.

Fale connosco

Poliniza-te: A vida noturna dos insetos

Poliniza-te: A vida noturna dos insetos

O Laboratório da Paisagem associa-se à celebração do Dia da Ecologia, dinamizando uma atividade no Parque da Cidade, no dia 14 de setembro às 21 horas. Na iniciativa iremos procurar insetos noturnos e perceber o seu papel na polinização. A complementar esta ação, às...

read more