No próximo fim-de-semana, nos dias 7 e 8 de dezembro, um dos projetos em execução do Laboratório da Paisagem de Guimarães, o Lagoas e Charcas do rio Ave, realiza mais duas atividades práticas, gratuitas e abertas à população. No sábado à noite os participantes terão a oportunidade de identificar anfíbios, enquanto que no domingo de manhã realiza-se uma sessão de anilhagem científica de aves.

No sábado, 7 de dezembro, entre as 21:00 e as 23:00 horas, a oficina, gratuita, inicia-se com uma curta sessão teórica, prosseguindo depois com um percurso interpretativo cujo objetivo é identificar anfíbios ao longo das Lagoas e Charcas do rio Ave, na freguesia de Castelões, com a ajuda do biólogo Pedro Alves.
O ponto de encontro para início da oficina é na Junta de Freguesia de Castelões, pelas 21 horas.

No domingo, dia 8, o mesmo projeto leva a cabo uma outra atividade. Entre as 06:00 e as 12:00, com a ajuda de Luís Pascoal da Silva, investigador do centro CIBIO InBIO, terá lugar uma sessão de anilhagem científica de aves, nas lagoas e charcas do rio Ave, na freguesia de Castelões. Os participantes podem participar nesta sessão a qualquer hora, ajudando na identificação e monitorização de populações de aves da região.

A inscrição é gratuita em ambas as sessões e pressupõe ainda um seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.