O projeto REACTivar Guimarães – Renaturalização dos Corredores Verdes dos rios Ave, Selho e Vizela pretende contribuir para a reabilitação dos corredores verdes no Concelho de Guimarães, através da implementação de soluções de engenharia natural, acompanhadas de uma monitorização contínua que avalie o impacte das ações de restauro ecológico.

Este projeto resulta da aposta do Município de Guimarães na reabilitação dos ecossistemas fluviais, estando em linha com as principais diretrizes da Agência Portuguesa do Ambiente e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática. REACTivar Guimarães procurará colaborar na renaturalização e reabilitação dos corredores verdes e azuis, reativando a conectividade ecológica e a relação de identidade entre o rio e os cidadãos.

Objectivos:

Renaturalização e reabilitação dos corredores verdes dos rios Ave, Selho e Vizela, contribuindo para a mitigação do efeito de cheias e inundações. Melhoria das funções ecológicas da galeria ripícola e estabilização de margens, através da implementação de técnicas de engenharia natural. Implementação de medidas de contenção de espécies invasoras. Limpeza de vegetação infestante e invasora, limpeza do leito do rio. Execução de trabalhos de plantação das matas ripícolas. Reabilitação de estruturas degradadas. Ações de desassoreamento, incluindo remoção de obstáculos inventariados. Desobstrução de açudes e obstáculos transversais no leito dos rios.
Através da Implementação de sensores que contribuem para a adequada intervenção, eficaz monitorização e fiscalização dos recursos hídricos, e sistemas de alerta e comunicação ao público.
Criação de um Plano de Comunicação, de forma a potenciar a disseminação da metodologia e apresentação de resultados, transformando-se num instrumento de sensibilização.