“Transporte e Desenvolvimento Sustentável na União Europeia” é o nome da conferência sobre mobilidade que terá lugar no próximo dia 25 de julho no auditório do Laboratório da Paisagem, em Guimarães. Integrada no ciclo de conferência Guimarães mais verde, cuja primeira edição teve lugar em janeiro, a sessão contará, entre outros, com a participação de Eric Ponthieu, atual chefe da Unidade de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Ambiente da União Europeia, e anterior responsável europeu pelos Transportes, Energia, Infraestruturas e Sociedade de Informação. Aquele especialista belga de 51 anos, que conta já com mais de três décadas de experiência na União Europeia, abordará a “Construção de políticas sustentáveis na União Europeia”.

O “Transporte Local” e “Naturbanização, Mobilidade e Capital Verde Europeia” são os temas propostos pelos professores da Universidade do Minho, Paulo Ribeiro e Júlia Lourenço. Paulo Ribeiro integra igualmente a Estrutura de Missão da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, nomeadamente como responsável da universidade minhota na Unidade Operacional de Transporte Local.

Esta conferência, organizada em conjunto pela candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, Câmara Municipal de Guimarães, Universidade do Minho e Laboratório da Paisagem, tem como público-alvo alunos e docentes daquela universidade, bem como stakeholders da área do desenvolvimento sustentável, nomeadamente nos transportes e na promoção e preservação de áreas naturais.