No dia 8 de fevereiro de 2019, a Câmara Municipal de Guimarães organiza, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, um workshop gratuito sobre Espaços Verdes Urbanos adaptados às Alterações Climáticas, no auditório do Laboratório da Paisagem.

Desenvolvido no âmbito do Fundo Ambiental, este workshop tem como objetivo a qualificação de todos os técnicos municipais e profissionais do setor, para produzirem e gerirem os espaços verdes, neste novo paradigma de eficiência na utilização dos recursos naturais e na valorização dos serviços dos ecossistemas.

Esta iniciativa urge da necessidade dos governos locais promoverem soluções de adaptação do território ao novo paradigma climático, com aumento de ondas de calor e secas, pelo que permitem ainda uma melhoria na eficiência financeira na gestão local.

A ação formativa tem uma duração de aproximada de quatro horas e irá explorar as diferentes soluções em contexto europeu e nacional, partilhando-se ainda exemplos de boas práticas no contexto local. Os conteúdos serão posteriormente aplicados em exercícios práticos tendo em conta os cenários climáticos.

A formação decorre no Laboratório da Paisagem de Guimarães entre as 14h00 e as 18h00. A participação é gratuita mediante inscrição prévia através do e-mail joao.dinis@cascaisambiente.pt.